Logo Folha de Pernambuco

LEILÃO

Aneel aprova edital do segundo leilão de transmissão de 2024, com investimentos de R$ 3,35 bilhões

O leilão busca contratar concessões de transmissão localizadas em seis estados

Energia elétricaEnergia elétrica - Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (27), o edital do segundo Leilão de Transmissão de 2024, destinado à construção, operação e manutenção de instalações de transmissão de energia. O certame na B3 ocorrerá no dia 27 de setembro e o edital será publicado na quarta-feira (28). 

O leilão busca contratar concessões de transmissão localizadas nos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Santa Catarina, que comporão a Rede Básica do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Com as inundações no estado do Rio Grande do Sul, a área técnica do Ministério de Minas e Energia (MME) solicitou a retirada do Lote 2 do edital, até que sejam concluídos os novos estudos para encaminhamento em um próximo leilão de transmissão. O setor já esperava essa decisão.

Serão licitados 784 km em novas linhas de transmissão e seccionamentos, tendo subestações com capacidade de 1.000 megavoltampère (MVA) - unidade de medida da potência elétrica aparente.

A perspectiva inicial era de 850 km em linhas de transmissão. Além disso, o vencedor do leilão deverá continuar a prestação de serviço público de empreendimentos em 162,9 km de extensão, com 300 MVA de capacidade das subestações.

Os investimentos são estimados em R$ 3,35 bilhões, com a expectativa de geração ou manutenção de aproximadamente 7 mil empregos durante a fase de implantação dos empreendimentos.

Neste mês, o Tribunal de Contas da União (TCU) - que fiscaliza os processos de desestatização e as concessões e permissões de serviço público - decidiu autorizar a continuidade de leilão de transmissão.

A corte de contas entendeu que, sob o ponto de vista formal, a Aneel atendeu aos requisitos previstos na instrução normativa (IN-TCU 81/2018) que trata do tema.

Veja também

Fávaro apoia movimento de frigoríficos brasileiros de suspender vendas ao Carrefour
ECONOMIA

Fávaro apoia movimento de frigoríficos brasileiros de suspender vendas ao Carrefour

Raízen quer vender Oxxo e achar sócio para negócio de etanol
ENERGIA

Raízen quer vender Oxxo e achar sócio para negócio de etanol

Newsletter