Aneel vai abrir consulta sobre resiliência do sistema elétrico em eventos climáticos extremos
A Aneel disse que o principal destaque desses aprimoramentos é a padronização dos planos de contingência
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta terça-feira, 22, que foi assinada uma nota técnica para abertura de consulta pública sobre o tema da "resiliência" dos sistemas de transmissão e distribuição de energia elétrica.
O Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) mostrou na segunda-feira, 21, que o regulador discute "aprimoramentos regulatórios" a prevenção do sistema elétrico diante de eventos climáticos extremos. O prazo para a consulta ainda será votado.
Leia também
• Aneel contesta na justiça venda da Amazonas Energia à Âmbar
• Ministério pede mobilização da Enel, Aneel e Prefeitura de SP, com nova tempestade prevista
A Aneel disse que o principal destaque desses aprimoramentos é a padronização dos planos de contingência. A ideia é estabelecer requisitos mínimos que devem ser adotados para fazer frente a eventos de grande impacto.
"Desde junho de 2023, o país enfrenta adversidades no clima, sobretudo, nas regiões Sul e Sudeste, o que tornou urgente a discussão em torno do tema e a necessidade de padronização de planos de contingência por parte das distribuidoras de energia para enfrentar o problema", cita em nota a Aneel.
O processo de abertura da consulta foi sorteado para a diretora Agnes da Costa. O regulador recebeu 1.045 contribuições sobre o tema após uma Toma de Subsídios aberta no primeiro semestre.
Nos segmentos da distribuição e transmissão, a sugestão é que o plano de contingência observe diretrizes como monitoramento climático, treinamentos e coordenação com órgãos externos e apoio "interdepartamental".