Logo Folha de Pernambuco

TECNOLOGIA

Apagão cibernético: ações da CrowdStrike despencam 18%; CEO diz que falha está "sendo corrigida"

Pane causada por uma atualização num software da empresa causou um apagão nos sistemas do Windows em todo o mundo, afetando voos, transmissões de TV e telecomunicações

Crowdstrike Crowdstrike  - Foto: X/Reprodução

O CEO da CrowdStrike Holdings disse que a empresa identificou a atualização que causou o apagão cibernético nos sistemas do Windows em todo o mundo e que “uma correção foi implementada”.

Antes da abertura das bolsas de Nova York nesta sexta-feira, as ações das duas empresas no centro das interrupções, Crowdstrike e Microsoft, caíram significativamente no pré-mercado. OS papéis da Crowdstrike caíram cerca de 18%, enquanto os da Microsoft registraram queda de mais de 2%.

“Isso não é um incidente de segurança ou um ciberataque”, disse o CEO George Kurtz em uma declaração publicada na rede social X nesta sexta-feira. “O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implementada.”

A CrowdStrike havia alertado seus clientes de que seu produto de monitoramento de ameaças Falcon Sensor estava causando a falha do sistema operacional Windows, da Microsoft. Isso coincidiu com interrupções nos serviços de nuvem Azure, da Microsoft.

A consequente falha de TI paralisou negócios em todo o mundo, impediu voos nos Estados Unidos, prejudicou as transmissões de televisão no Reino Unido e impactou as telecomunicações na Austrália, entre outros problemas.

Nesta sexta-feira, McDonald’s, United Airlines e LSE Group estavam entre as principais empresas que divulgaram uma variedade de problemas com comunicações para o serviço ao cliente.

A KLM disse que estava suspendendo a maioria dos voos devido ao apagão cibenético. Elas estavam entre as corporações globais mais proeminentes a relatar problemas com suas operações.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter