Brasil

Apagão foi "evento de grande porte", diz diretor da Aneel

Norte e Nordeste foram as regiões mais afetadas

LâmpadaLâmpada - Foto: reprodução/internet

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, afirmou nesta terça-feira (15) que o apagão nacional é resultado de “problemas de suprimento” em energia elétrica e foi um "evento de grande porte".

Norte e Nordeste foram as regiões mais afetadas. Parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste também está enfrentando problemas, segundo ele.

— Neste momento, estamos tendo um problema de suprimento nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. O Ministério de Energia já comunicou às agências e demais agentes que instituirá um grupo para analisar e estudar as causas desse evento, que é um evento de grande porte. Envolve também algumas áreas da região Sudeste e Centro-Oeste — disse, em reunião pública nesta manhã.

O Ministério de Minas e Energia e Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) também estão “tomando todas as providências para o rápido restabelecimento” do suprimento de energia, diz ele.

O ministério afirmou que o apagão interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira. Estados do Sudeste também foram afetados.

"A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível", afirma a pasta.

"O ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente", diz a nota.

O ministério reforçou que a interrupção ocorreu devido à abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até as 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.

Veja também

Como o Mickey 'paraguaio' se tornou um sucesso que nem a Disney conseguiu conter
NEGÓCIOS

Como o Mickey 'paraguaio' se tornou um sucesso que nem a Disney conseguiu conter

Bolsas da Europa avançam com expectativa de ciclo sustentado de afrouxamento pelo Fed
bolsa de valores

Bolsas da Europa avançam com expectativa de ciclo sustentado de afrouxamento pelo Fed

Newsletter