IBGE

Após críticas, Pochmann publica no Twitter: "O professor é o inimigo"

Economista foi confirmado como novo presidente do IBGE

Márcio PochmannMárcio Pochmann - Foto: Reprodução/Facebook

Em sua primeira manifestação pública desde que seu nome foi anunciado nessa quarta-feira (26) pelo ministro das Comunicações, Paulo Pimenta, como novo presidente do IBGE, Marcio Pochmann fez uma postagem no Twitter com a imagem de um livro intitulado "O professor é o inimigo, uma análise sobre a perseguição docente no Brasil". Ele acrescentou o seguinte comentário: "Interessante abordagem de como opera a coalizão neoconservadora".

A indicação do economista para a presidência do IBGE causou apreensão nos Ministérios do Planejamento e da Fazenda e foi alvo de críticas de economistas que teme ingerência de Pochmann considera heterodoxo.

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, comentou na manhã desta quinta-feira (27) a indicação do economista para a presidência do IBGE:

— Nada mais justo que atender ao presidente (Lula), independentemente do nome. Acataremos qualquer nome que venha. Agora eu sei o nome dele (Marcio Pochmann) e terei o maior prazer em atender ao presidente Lula. Não faço pré-julgamentos. A conversa será técnica, ele será muito bem-vindo — afirmou.

Pochmann assumiu posicionamentos considerados polêmicos, como as críticas ao Pix, meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central e lançado no governo Bolsonaro. Também defendeu tarifa de Imposto de Renda (IR) de 60% para os mais ricos.

Pochmann é presidente do Instituto Lula e foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nos governos Lula e Dilma Rousseff. Sua gestão foi marcada por polêmicas, entre elas o afastamento de pesquisadores com visão divergente da dele. É um economista heterodoxo, que defende maior presença do Estado na economia.

Veja também

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app
trabalhadores

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU
Inteligência Artificial

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU

Newsletter