Logo Folha de Pernambuco

PREVIDÊNCIA

Após redução da Selic, ministro da Previdência volta a falar em queda no teto de juros do consignado

Segundo Carlos Lupi, Conselho da Previdência vai discutir o tema 'proximamente'

DinheiroDinheiro - Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Com o início de uma esperada trajetória de queda da taxa básica de juros, a partir da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central de reduzir a Selic de 13,75% para 13,25% ao ano, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, deverá insistir em uma bandeira levantada por ele no início do governo: a diminuição do teto dos juros cobrados nos empréstimos consignados do INSS, atualmente em 1,97%.

Ao Globo, Lupi explicou que essa questão será discutida, em breve, pelo Conselho Nacional de Previdência Social. Em março deste ano, o órgão reduziu o teto de 2,14% para 1,7%, como queria o ministro. Porém, os bancos suspenderam empréstimos, o Palácio do Planalto reclamou e a taxa subiu para 1,97%. Na época, Lupi que era o limite de juros "possível".

— Essa questão das taxas de juros será discutida dentro do Conselho, proximamente. Vamos aguardar um pouco o comportamento do mercado. Mas fico feliz de, finalmente, ver o Banco Central diminuir os juros e mostrar que deverá dar uma sequência nas diminuições da taxa. Acho que essa questão do consignado continua muito grave — afirmou o ministro.

— Precisamos reduzir essas taxas. Nossa meta é baixar o tetom, porque ali é criado um paradigma para outros setores — completou.

Outro problema destacado pelo ministro da Previdência é a fila do INSS. Lupi enfatizou que o assunto foi amplamente discutido no governo e o objetivo é fazer com que o prazo seja reduzido para até 45 dias, conforme prevê a legislação em vigor.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter