Logo Folha de Pernambuco

Tecnologia

Apple atualizará software do iPhone 12 na França, após preocupação com emissões eletromagnéticas

Venda do aparelho foi suspensa no país devido à radiação emitida pelo aparelho acima do limite permitido pela lei local

AppleApple - Foto: Josh Edelson/AFP

A Apple atualizará o sistema operacional do iPhone 12 na França depois que o país decretou a retirada do produto do mercado devido ao elevado nível de emissão de ondas eletromagnéticas, informou a gigante americana de tecnologia nesta sexta-feira.

"Lançaremos uma atualização de software para os usuários franceses para nos adequarmos ao protocolo utilizado pelas autoridades regulatórias francesas", disse um porta-voz da Apple em comunicado. Com isso, a empresa espera que o aparelhos continue disponível na França.

"Após conversas e conforme solicitado na terça-feira pela ANFR (a agência reguladora francesa), a fabricante Apple me assegurou que implementaria uma atualização no iPhone 12 nos próximos dias", afirmou o ministro francês para assuntos digitais, Jean-Noël Barrot, em nota.

A fabricante tem duas semanas para adoção de medidas corretivas. Segundo o ministro, a ANFR "está se preparando para testar rapidamente a atualização (que será feita pela Apple), que, em última análise, tornaria o modelo compatível".

Inicialmente, a Apple questionou os testes feitos pelo governo francês, afirmando que o iPhone 12 estava em conformidade com os padrões definidos em todo o mundo.

Comercializado desde o fim de 2020, o iPhone 12 é um produto considerado já no fim de sua vida útil. Nesta semana, a Apple lançou o iPhone 15.

Brasil avalia o caso
A agência francesa ANFR ordenou a retirada temporária do mercado francês do iPhone 12 devido a constatação de nível de emissão de ondas eletromagnéticas pelo aparelho acima do permitido pela legislação francesa.

Segundo o órgão regulador, o smartphone excede em 1,74 watts por quilograma (w/kg) o limite regulamentar correspondente à energia que o corpo humano pode absorver quando se segura o telefone na mão.

OMS diz que não há evidência de risco à saúde
No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disse que vai se reunir com organismos de certificação e os laboratórios para avaliar uma supervisão do mercado.

Órgãos reguladores de Bélgica e Alemanha informaram que pretendem revisar o uso do iPhone 12.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), "atualmente não há evidências de que a exposição a campos eletromagnéticos de baixa intensidade seja prejudicial à saúde humana".

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter