TECNOLOGIA

Apple propõe acordo no Brasil, em processo sobre venda de iPhone sem carregador

Secretaria Nacional do Consumidor havia determinado a suspensão da venda de todos os modelos da linha iPhone sem o acessório e aplicou multa de mais de R$ 12,2 milhões, em setembro de 2022

Apple divulga novo modelo iPhone 15 Pro Apple divulga novo modelo iPhone 15 Pro  - Foto: Reprodução/Apple

A Apple enviou ontem uma proposta para a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) com o objetivo de formalizar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o órgão do Ministério da Justiça.

Há um ano, a Senacon entrou com processo contra a empresa pela venda dos smartphones iPhone sem o carregador de tomada. O órgão determinou a suspensão da venda de todos os modelos da linha iPhone sem o acessório e aplicou uma multa de mais de R$ 12,2 milhões à Apple.

No entanto, as sanções foram suspensas porque “a empresa entrou com recurso administrativo” e agora negocia o TAC, informou a pasta.

“Após os trâmites internos, o processo ficará suspenso até o final das negociações, que serão feitas na comissão de negociação do TAC”, informou a Senacon, ao Valor, hoje. O prazo para que a Apple se manifestasse se encerrava ontem.

Ainda segundo a Senacon, “não há prazo previsto para as negociações durante a elaboração do TAC, que visa prevenir os direitos dos consumidores e/ou ajustar condutas irregulares”.

A secretaria não informou qual o conteúdo da proposta da Apple. Em agosto, a pasta havia informado ao Valor que as obrigações assumidas no TAC não necessariamente se relacionarão com a venda de telefones com carregadores.
 

Em setembro de 2022, a Senacon também enviou notificações administrativas às revendedoras de produtos Apple, informando sobre as penalidades relativas à venda do dispositivo sem o acessório considerado essencial para o funcionamento dos aparelhos.

A Apple reagiu com um mandado de segurança para impedir a penalização dos revendedores. A empresa vende a linha iPhone sem carregador desde 2020.

No lançamento do iPhone 15, no início do mês, a Apple passou a adotar o conector USB-C em seus smartphones, atendendo a uma exigência da União Europeia, e abandonou o conector Lightning, formato proprietário da empresa. Os aparelhos seguem sendo vendidos somente com o cabo, agora no padrão USB-C, mas sem o carregador de tomada na embalagem.

Veja também

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app
trabalhadores

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU
Inteligência Artificial

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU

Newsletter