Logo Folha de Pernambuco

França

Apps de transporte particular lançam serviço exclusivo para mulheres na França

Mudança garantirá "maior segurança" para clientes, disse a Uber, que tem 1.500 motoristas mulheres já disponíveis em Paris

A mudança garantirá "maior segurança" para suas clientes, disse a Uber, com cerca de 1.500 motoristas mulheres já disponíveis em ParisA mudança garantirá "maior segurança" para suas clientes, disse a Uber, com cerca de 1.500 motoristas mulheres já disponíveis em Paris - Foto: Uber/Divulgação

Duas plataformas rivais de transporte por aplicativo anunciaram nesta quinta-feira opções que permitiriam às mulheres parisienses pedir um carro dirigido por uma motorista mulher, em uma tentativa de garantir "maior segurança" para suas clientes. A opção "Uber by Women", disponível a partir desta quinta-feira, não tem custo extra, mas pode ter tempos de espera maiores.

A Uber lançou um esquema semelhante em outros países europeus enquanto a empresa lida com uma série de alegações de agressão ou assédio sexual contra seus motoristas. A mudança garantirá "maior segurança" para suas clientes, disse a Uber, com cerca de 1.500 motoristas mulheres já disponíveis em Paris.

Há um lembrete no aplicativo de que a opção é somente para mulheres, e os motoristas podem cancelar se um homem tentar usá-la, informou a plataforma à AFP.

"O tempo de espera [...] pode ser maior do que com outras opções, 15 minutos em média, em comparação com quatro minutos" para um pedido padrão, disse a Uber.

Mas a empresa de compartilhamento de viagens também espera que a mudança atraia mais mulheres motoristas, oferecendo a elas uma "redução substancial" nas taxas cobradas por cada viagem.

O Uber by Women é uma "excelente maneira de aumentar a atratividade da profissão de transporte por aplicativo para mulheres que, de outra forma, não a considerariam", disse a chefe do Uber na França, Laureline Serieys. A rival europeia Bolt também anunciou o lançamento de uma opção semelhante na França, chamada "Women by Women", com lançamento previsto para o final de 2024.

"É essencial garantir a segurança de todas as mulheres que usam serviços de transporte privado", disse o diretor da Bolt na França, Julien Mouyeket. "A categoria 'Mulheres para Mulheres' representa esse compromisso, atendendo às expectativas de segurança das usuárias e, ao mesmo tempo, protegendo as motoristas", acrescentou.

Veja também

Newsletter