Apresentação do iPhone 15, grande aposta da Apple, explicada em cinco pontos
Novo modelo da gigante de tecnologia será lançado nesta terça-feira nos EUA
A apresentação anual do iPhone da Apple é sempre o momento mais importante do ano - uma chance de impressionar os consumidores com o modelo mais recente da empresa e preparar a temporada de vendas de fim de ano.
Mas a Apple está apostando mais do que o normal na nova linha do iPhone 15, que será apresentada na terça-feira, às 10h, horário da Califórnia. O titã da tecnologia pretende acabar com vários trimestres consecutivos de vendas fracas - sua mais longa queda em duas décadas - e deixar os consumidores entusiasmados com a atualização com novos recursos.
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A Apple enfrenta uma desaceleração na demanda por smartphones em todo o setor e teme uma reação contra a tecnologia da marca na China, seu maior mercado internacional. E o iPhone mais recente mudará para o padrão de carregamento USB-C, o que pode irritar os consumidores que têm gavetas cheias de acessórios Lightning.
A Apple também acaba de renovar um contrato para obter chips de modem da Qualcomm, um sinal de que o esforço para construir seus próprios componentes está demorando mais do que o esperado.
Mas a empresa tem vários fatores a seu favor, incluindo um iPhone com novos recursos atraentes. E a demanda pelo produto tem se mantido melhor do que a de seus concorrentes Android. A Apple também conseguiu atrair mais consumidores para os modelos mais sofisticados, o que a ajudou a cobrar preços mais altos.
O principal produto da Apple
O iPhone é a maior fonte de receita da Apple, gerando cerca de metade de suas vendas. Acrescente o Apple Watch e os AirPods, que também serão atualizados no evento, e você chegará perto de 60%.
Queda nas vendas
Todo o setor de smartphones está em baixa, e a Apple não ficou imune. As vendas lentas do iPhone reduziram sua receita geral, que deve cair este ano pela primeira vez desde 2019.
As vendas devem começar a se recuperar no primeiro trimestre fiscal de 2024, que vai até dezembro.
iPhones mais sofisticados
A Apple tem dircionado cada vez mais os clientes para seus telefones mais sofisticados, equipando-os com recursos exclusivos e chips mais potentes. Essa tendência continuará este ano, e espera-se que a Apple aumente os preços em pelo menos alguns mercados.
Desempenho superior a seus pares
A Apple resistiu à desaceleração dos smartphones melhor do que a maioria dos fabricantes. Embora suas remessas de telefones tenham caído 2% no último trimestre, de acordo com a IDC, isso foi melhor do que o declínio de 15% sofrido pela Samsung Electronics Co. O desempenho ajudou a Apple a conquistar alguma participação no mercado.
A Apple resistiu à desaceleração dos smartphones melhor do que a maioria dos fabricantes. Embora as remessas de telefones tenham caído 2% no último trimestre, segundo a IDC, isso foi melhor do que o declínio de 15% sofrido pela Samsung. O desempenho ajudou a Apple a conquistar alguma participação de mercado.
Preocupação com a China
Uma questão fundamental é se os consumidores chineses aceitarão o iPhone 15 da mesma forma que fizeram com os modelos anteriores. O mercado tem sido um ponto positivo para a Apple recentemente, mas as proibições do governo têm alimentado o medo de que o sentimento possa se voltar contra a empresa.
Um novo smartphone da Huawei Technologies com um processador rápido também pode desviar a demanda do iPhone.
A Apple já viu esse cenário antes. Ela sofreu um período fraco na China no ano fiscal de 2019, depois que um espírito nacionalista tomou conta do país. Mas a demanda acabou se recuperando. Os investidores vão observar atentamente as vendas de fim de ano para ver se a Apple conseguirá superar o desafio desta vez.