Logo Folha de Pernambuco

Arcabouço fiscal

Arcabouço fiscal: urgência será votada até quarta; projeto será analisado na próxima semana

Se aprovado na Câmara dos Deputados, o texto do governo para substituir segue para o Senado

Plenário da Câmara de DeputadosPlenário da Câmara de Deputados - Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O vice-presidente da Câmara, deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), disse que a urgência do projeto do novo arcabouço fiscal será votada no plenário da Casa até quarta-feira.

Se passar pela votação, o projeto vai direto ao plenário, sem precisar passar por debates em comissões específicas para o tema. A votação da proposta em si deve ficar para a semana que vem.

— O encaminhamento é para votar a urgência essa semana, amanhã ou quarta. (A votação do) mérito será semana na que vem — disse, ao Globo.

Se aprovado na Câmara, o texto segue para o Senado. Caso os senadores façam mudanças, a proposta precisa ser mais uma vez votada pelos deputados.

Como se trata de um projeto de lei complementar, é necessário maioria absoluta de votos favoráveis para aprovar o projeto, isto é, mais da metade dos integrantes de cada Casa. Isso significa ao menos 257 votos na Câmara e 41 votos no Senado.

Projeto prioritário do governo, o arcabouço fiscal irá substituir o teto de gastos, que impede o crescimento das despesas acima da inflação do ano anterior.

A nova regra permitirá o crescimento dos gastos acima do índice de preços, mas isso dependerá do comportamento das receitas.

O aumento real das despesas será equivalente a 70% do incremento das receitas acima da inflação. Essa variação terá de 0,6% a 2,5% ao ano.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter