Logo Folha de Pernambuco

MUNDO

Argentina amplia transações comerciais com a China para fortalecer reservas

Fortalecimento das reservas é vital para a Argentina

Sergio Massa, ministro da Economia da Argentina, o candidato à presidência do partido governista União pela Pátria,Sergio Massa, ministro da Economia da Argentina, o candidato à presidência do partido governista União pela Pátria, - Foto: Juan Mabromata/AFP

O governo argentino estabeleceu um acordo com a China para fortalecer as reservas do Banco Central por meio da ampliação de uma troca de moedas pelo equivalente a 6,5 bilhões de dólares (32,7 bilhões de reais na cotação atual), anunciou o presidente Alberto Fernández nesta quarta-feira (18).

A China "ampliou o uso do swap (troca de moedas) que já tínhamos concedido, havíamos solicitado 5 bilhões de dólares (25 bilhões de reais) e nos concederam 6,5 bilhões de dólares, o que representa um grande alívio para a Argentina", disse Fernández à Radio10, na China, onde está em visita oficial.

As reservas do Banco Central são de 24,9 bilhões de dólares (125 bilhões de reais), segundo o balanço oficial divulgado na terça-feira, mas as reservas líquidas são negativas em cerca de 5 bilhões de dólares, segundo analistas.

O fortalecimento das reservas é vital para a Argentina, em um cenário de grande volatilidade com uma corrida contra o peso que levou o preço do dólar 'blue' (ou paralelo) a romper a barreira psicológica de 1.000 pesos por dólar, quando é negociado a 365 pesos no mercado oficial.

"Acabamos de concluir uma reunião muito boa com o presidente Xi Jinping. Apresentamos a ele os nossos problemas e mais uma vez o governo chinês respondeu aos nossos pedidos e nos deu uma ajuda muito importante", acrescentou Fernández.

O ministro da Economia argentino, Sergio Massa, é o candidato à presidência do partido governista União pela Pátria, mas o favorito, segundo as pesquisas, é o economista e deputado libertário Javier Milei, que propõe a dolarização da economia.

Veja também

Lula encomenda ao BNDES plano para reestruturação de estatais com foco em deficitárias
BNDES

Lula encomenda ao BNDES plano para reestruturação de estatais com foco em deficitárias

Governo discute medidas para modernizar e ampliar eficiência de estatais, diz MGI
ORÇAMENTO

Governo discute medidas para modernizar e ampliar eficiência de estatais, diz MGI

Newsletter