Economia

Argentina cria o 'dólar Catar' e 'dólar Coldplay', para evitar queda nas reservas internacionais

'Moeda' que leva o nome do país sede da Copa é focada nos turistas. Cotação batizada com nome da banda britânica visa a ajudar setor de entretenimento

DólarDólar - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Com a intenção de evitar uma desvalorização repentina do peso, enfrentar a inflação e evitar a saída de divisas do país, o governo da Argentina anunciou a criação de mais duas variantes do dólar. Assim, nascem o "dólar Catar" e o "dólar Coldplay".

O primeiro terá um valor de 314 pesos por dólar, confirmaram fontes oficiais, enquanto o segundo será de 204 pesos por dólar.

Com uma inflação galopante, a uma taxa anual de 78%, a diferença entre a cotação do dólar oficial (150 pesos) e do dólar paralelo, conhecido como blue (282 pesos), já é de quase 100%. Com as novas medidas, a Argentina tem agora 15 tipos de dólar em vigor.

O "dólar Catar", que leva o nome do país sede da Copa e será inserida na categoria "dólar para turistas", visa a impedir a saída de dólares do país, que enfrenta uma grave crise nas reservas internacionais.

Para isso, governo encareceu as taxas do cartão de crédito para uso fora do país aplicando uma taxa de 45% para compra no exterior. A nova categoria da moeda será aplicada a gastos acima de US$ 300 nos cartões de débito e crédito.

O 'dólar Coldplay', batizado assim devido a agenda de shows da banda britânica no país, visa a apoiar o setor de entretenimento, que enfrenta dificuldades de contratar e pagar pelas atrações internacionais

Com um dólar mais barato, empresários poderão bancar os gastos com a contratação de bandas, artistas e a infraestrutura necessária para a realização de shows internacionais no país. 

Veja também

"Drible" no arcabouço fiscal que incomodou Fazenda foi sugestão da Casa Civil, indicam documentos
BRASIL

"Drible" no arcabouço fiscal que incomodou Fazenda foi sugestão da Casa Civil, indicam documentos

Anatel identifica acesso à X "como tentativa de não acatar STF" e afirma que adotará ação
TECNOLOGIA

Anatel identifica acesso à X "como tentativa de não acatar STF" e afirma que adotará ação

Newsletter