Logo Folha de Pernambuco

Argentina

Argentina lança outro acordo de preços para conter inflação

A Argentina registra um aumento acumulado de preços no varejo de 66,1% até setembro

Peso argentino. O banco central do país estima que os domicílios e as empresas não financeiras do país detenham mais de US$ 230 bilhões em ativos financeiros estrangeiros, principalmente em dólar americanoPeso argentino. O banco central do país estima que os domicílios e as empresas não financeiras do país detenham mais de US$ 230 bilhões em ativos financeiros estrangeiros, principalmente em dólar americano - Foto: Maxi Gagliano / Pexels

O governo argentino lançou outro acordo de preços com mais de uma centena de grandes empresas, em uma nova tentativa de conter a inflação descontrolada que pode fechar em 100% este ano, uma das mais altas do mundo.

"São mais de 1.700 produtos que nos próximos quatro meses devem valer o mesmo. Quando o esquema estiver concluído, serão cerca de 2 mil produtos", disse o ministro da Economia, Sergio Massa, em ato perante empresários e autoridades.

A Argentina registra um aumento acumulado de preços no varejo de 66,1% até setembro, apesar de ter lançado quase uma dezena de programas de acordos de preços.

"A inflação se resolve com uma política fiscal ordenada, com acúmulo de reservas e trabalho com cadeias de insumos", afirmou Massa.

A Argentina definiu com o Fundo Monetário Internacional um déficit fiscal de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano, em um programa de crédito de 44 bilhões de dólares.

"Há um compromisso das redes de supermercados e atacadistas de rejeitar as empresas que violam o acordo sobre as tabelas de preços", explicou Massa, ministro nomeado em julho pelo presidente Alberto Fernández (centro-esquerda).

A economia argentina crescerá 4% este ano, segundo a última estimativa do FMI.

Veja também

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"
IA

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"

Newsletter