Logo Folha de Pernambuco

IBC-Br

Atividade econômica tem alta de 0,44% em julho, aponta "prévia"do PIB

Resultado veio acima da expectativa média do mercado, que apontava para alta de 0,30%

AgropecuáriaAgropecuária - Foto: Arquivo/Agência Brasil

O Banco Central informou nesta terça-feira (19) que o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado um “termômetro" do Produto Interno Bruto (PIB), registrou uma alta de 0,44% no mês de julho. O resultado veio acima da expectativa média do mercado, que apontava para alta de 0,30%.

O IBC-Br serve de parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo de cada mês.

No mês anterior, a expansão havia sido de 0,63%;

No trimestre móvel (maio, junho e julho) houve queda de 0,97%, na comparação com os três meses anteriores (fevereiro, março e abril);

O cálculo do Banco Central é diferente do IBGE, que divulga o PIB. O indicador do BC considera estimativas para a agropecuária, a indústria e o setor de serviços, mas não verifica o lado da demanda (considerado no cálculo do PIB).

"Este resultado sintetiza os indicadores de atividade do IBGE: a indústria havia caído 0,6%, mas serviços avançou 0,5% e varejo 0,7%" avalia o economista André Perfeito.

Além de "prever" o direcionamento do PIB, o IBC-Br é também referência para a política monetária do Banco Central, na definição da taxa básica de juros. A próxima decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) será nesta quarta-feira (20).

No contexto de pressão inflacionária, um menor crescimento da economia, em tese, indica relaxamento nos preços e contribui para a queda de juros.

Expectativa
Nesta última segunda-feira, o Ministério da Fazenda revisou a projeção de crescimento para a economia este ano, de 2,5% para 3,2%. A mudança veio após o IBGE divulgar, no início do mês, um crescimento mais forte do que o esperado no segundo trimestre, que subiu 0,9%, contra estimativas do mercado em torno de 0,3%.

O secretário de Política Econômica da pasta, Guilherme Mello, avaliou que a atividade está sendo impulsionada por fatores como aumento da massa salarial e do rendimento real (acima da inflação) da população. Segundo ele, há perspectiva de uma redução da inadimplência e maior acesso ao mercado de crédito para os próximos meses.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter