Combustível

Aumento dos combustíveis é destaque no Fórum dos Governadores

Encontro discutiu sobre a criação de um fundo de equalização de preços do petróleo

Décio Padilha, secretário da Fazenda de Pernambuco participou da reunião defendendo o PL 1.472Décio Padilha, secretário da Fazenda de Pernambuco participou da reunião defendendo o PL 1.472 - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Os governadores discutiram nesta quinta-feira sobre a tributação de combustíveis durante o Fórum Nacional de Governadores. O encontro aconteceu de forma virtual e debateu sobre a política de preços durante a reunião. O secretário da Fazenda do estado de Pernambuco, Décio Padilha, representou o Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) e defendeu o projeto de lei federal 1.472, que cria o fundo de equalização de preços do petróleo

O projeto defendido por Décio, é relatado pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN), que tem o apoio dos chefes de executivo estaduais. 

De acordo com o governador do Piauí, Wellington Dias, que preside o Fórum dos Governadores, o imposto, agregado aos royalties e a participação especial decorrentes da própria subida do preço do petróleo, permitindo criar um lastro que permite estabilidade ao preço no País.

Recentemente, os estados brasileiros congelaram o ICMS por um período de 60 dias, por duas vezes, o que não foi o suficiente para conter os aumentos dos combustíveis. 

O prazo estabelecido de 60 dias teve o objetivo de ganhar tempo na busca por uma solução para estabilização dos preços de produtos como gasolina, óleo diesel e o etanol. 

Veja também

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês
Dólar

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee
Falha no sistema

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Newsletter