Logo Folha de Pernambuco

ENERGIA

Austrália irá construir 'maior' central de energia solar do mundo

Instalação vai gerar energia que dá para abastecer três milhões de residências

Austrália irá construir maior central de energia solar do mundoAustrália irá construir maior central de energia solar do mundo - Foto: reprodução

O governo australiano aprovou nesta quarta-feira (21, noite de terça em Brasília) um plano para construir o "maior complexo de energia solar do mundo" no remoto norte da ilha, afirmou a ministra do Meio Ambiente, Tanya Plibersek.

A ministra explicou que a instalação gerará energia suficiente para abastecer três milhões de residências e, eventualmente, contará com um cabo de conexão para Singapura, a fim de vender eletricidade para a cidade-Estado.

"Será o maior complexo de energia solar do mundo e elevará a Austrália ao status de líder mundial em energia verde", declarou Plibersek.

O complexo projetado, de 12.000 hectares, conhecido como SunCable, está localizado na ensolarada região do Território do Norte e é apoiado pelo magnata australiano da tecnologia e ativista ambiental Mike Cannon-Brookes.

A usina terá uma capacidade instalada de quatro gigawatts-hora destinados ao uso doméstico e outros dois para venda a Singapura.

Atualmente, a Austrália é um dos principais exportadores de gás e carvão, e os últimos governos não haviam demonstrado grande entusiasmo pela transição para fontes de energia renováveis.

No entanto, a consciência ecológica tem crescido neste país, que sofreu severos efeitos das mudanças climáticas, como ondas de calor intenso, enormes incêndios e inundações.

Em 2022, as energias renováveis geraram 32% da eletricidade da Austrália, ainda abaixo dos 47% provenientes do carvão, segundo os dados mais recentes do governo.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter