Logo Folha de Pernambuco

Guerra

Avanços sobre trégua em Gaza derrubam preços do petróleo

O IED vem se contraindo a cada mês desde junho de 2023 na China

PetróleoPetróleo - Foto: Freepik/Reprodução

As cotações do petróleo fecharam em forte baixa nesta segunda-feira (19) diante dos avanços diplomáticos para uma eventual trégua em Gaza, que reduzem o prêmio de risco geopolítico sobre o preço da commodity.

O barril Brent do Mar do Norte, negociado em Londres para entrega em outubro, caiu 2,53%, para 77,66 dólares. Já o West Texas Intermediate (WTI), de referência no mercado americano e com vencimento em setembro, recuou 2,97%, para 74,37 dólares.

O mercado começou o dia com más notícias diante da uma queda de quase 30% em 12 meses dos investimentos estrangeiros diretos (IED) na China em julho.

O IED vem se contraindo a cada mês desde junho de 2023 na China, com um aprofundamento este ano. Em volume, no segundo trimestre do ano, este registro teve a maior queda já observada.

A esse dado se acrescenta uma série de maus indicadores para a China nos últimos meses, em particular sobre atividade industrial manufatureira, setor imobiliário e desemprego, que registra um leve aumento.

"Os sinais de uma demanda sem vigor se acumulam", destacou John Kilduff, da consultoria Again Capital, em relação à China. "Vendo os dados que recebemos, vai piorar."

Depois deste começo de sessão, o mercado de petróleo caiu com força com as notícias sobre as negociações para uma trégua em Gaza.

O secretário de Estado americano Antony Blinken indicou hoje que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, "confirmou" que seu país aceita o plano dos Estados Unidos para uma trégua.

"O prêmio de risco geopolítico vai diminuindo pouco a pouco e, sem as preocupações vinculadas ao Oriente Médio, poderíamos nos aproximar de um barril a 70 dólares", opinou Kilduff sobre o WTI.

Para esse analista, apenas a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados na Opep+ podem evitar uma queda ainda maior dos preços.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter