Logo Folha de Pernambuco

Voos

Aviação: Brasil aumenta 20 milhões de passageiros em dois anos do governo Lula

No mercado internacional, aviação brasileira bate recorde na movimentação de passageiros

Brasil aumenta 20 milhões de passageiros em dois anos do governo Lula, diz Silvio Costa FilhoBrasil aumenta 20 milhões de passageiros em dois anos do governo Lula, diz Silvio Costa Filho - Foto: Eduardo Oliveira/Divulgação
 

O Brasil registrou um acréscimo de 20 milhões de passageiros na aviação civil nos últimos dois anos. Os dados foram divulgados, nesta quinta-feira (16), pelos ministérios de Portos e Aeroportos (MPor) e Turismo, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Embratur. 

De janeiro a dezembro de 2024, mais de 118 milhões de pessoas utilizaram o modal aéreo. 

O número representa aumento de cerca de 5% em relação ao mesmo período de 2023. Os dados estão disponíveis na atualização do relatório de demanda e oferta da Anac, que recebeu os dados relativos a dezembro de 2024, consolidando a movimentação do ano inteiro.

O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, atribui o resultado ao trabalho realizado desde o início do atual governo, como o programa para aumentar a oferta de voos para o exterior, os constantes diálogos com as companhias aéreas brasileiras e internacionais, além de iniciativas para redução do preço do querosene de aviação (QAV), responsável por 35% dos custos das empresas.

“É importante compartilhar esse resultado com todos que fortaleceram nossa aviação, como os trabalhadores do setor, as companhias aéreas e os órgãos que trabalham diariamente na reconstrução do nosso País. Com as políticas para o setor que estão sendo trabalhadas pelo MPor, não tendo dúvidas que neste ano teremos resultados ainda mais expressivos”, destacou Costa Filho.

Internacional

No mercado internacional, aviação brasileira teve o melhor desempenho de sua história, alcançando quase 25 milhões de passageiros. O resultado representa um crescimento de 17,2% em relação a 2023. Antes, a melhor performance havia sido registrada em 2029, quando o modal transportou 23,6 milhões de viajantes. 

O desempenho do transporte de cargas para o exterior também teve destaque, conforme os dados da Anac. O modal aéreo transportou volume superior a 891 mil toneladas de produtos de janeiro a dezembro de 2024. A marca representa crescimento de 10% frente ao mesmo período de 2023.

“A projeção é que a aviação comercial brasileira tenha resultados ainda melhores no final deste ano. Isso se justifica pela ampliação dos terminais e pelo volume de investimentos públicos e privados que tem sido realizado pelas concessionárias que administram os principais aeroporto brasileiros. Isso vai, naturalmente, fazer com que a aviação possa crescer em que mais passageiros possam utilizar o transporte aéreo. Estamos falando da democratização do transporte aéreo no Brasil”, comentou o secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca.

Demanda e oferta

A demandado setor para 2024, medidaem RPK (passageiros por quilômetros transportados), cresceu 10,8% em relação a 2023,enquanto a oferta ASK (assentos por quilômetros oferecidos) aumentou 10%. Na comparação entre dezembro de 2024 e dezembro de 2023, a demanda cresceu 11,7%, enquanto a oferta aumentou 10,1%.

A demanda internacional do ano cresceu 15% em relação a 2023, enquanto a oferta cresceu 14,8%. Já a demanda internacional de dezembro foi 14,6% maior que a de dezembro de 2023, enquanto a oferta internacional do mês cresceu 13,5% em relação a dezembro de 2023.

Veja também

Newsletter