Euro

Banco Central Europeu sobe juros em 0,25 ponto e diz que inflação ainda está muito alta

A decisão tomada pelo Conselho de Governo do BCE corresponde às expectativas da maioria dos analistas após uma série de altas desde julho de 2022

Sede do Banco Central EuropeuSede do Banco Central Europeu - Foto: Andre Pain / AFP

O Banco Central Europeu (BCE)  aumentou as suas principais taxas de juro em 0,25 ponto percentual nesta quinta-feira (4), continuando com a sua política de aperto monetário para combater a inflação, embora a um ritmo mais lento do que antes.

"As perspectivas de inflação continuam muito altas e duram muito tempo", afirmou a instituição em comunicado.

As taxas de juros estão agora entre 3,25% e 4%, seu nível mais alto desde outubro de 2008.

Este é o sétimo aumento consecutivo dos juros, mas o desta quinta-feira é o mais moderado desde que a instituição empreendeu uma política de aperto monetário para combater os aumentos de preços.

No comunicado, o banco europeu não deu pistas sobre os seus passos futuros, embora esta questão deva estar no centro da conferência de imprensa da sua presidente, Christina Lagarde, agendada para a tarde desta quinta-feira.

Essa alta mais moderada parece indicar que o BCE "entrou na fase final de seu ciclo de aperto", analisa Carsten Brzeski, do banco ING.

A decisão tomada pelo Conselho de Governo do BCE, de 26 membros, corresponde às expectativas da maioria dos analistas após uma série de altas desde julho de 2022.

Veja também

Sistema de Valores a Receber do BC tem R$ 2,52 bilhões de pessoas falecidas
ECONOMIA

Sistema de Valores a Receber do BC tem R$ 2,52 bilhões de pessoas falecidas

Aumento da demanda global por minerais estratégicos favorece o Brasil
MERCADO

Aumento da demanda global por minerais estratégicos favorece o Brasil

Newsletter