Banco Central expõe indevidamente dados pessoais de participantes de pesquisa
Informações expostas não permitem acesso a contas ou movimentações de recursos financeiros
O Banco Central informou nesta quinta-feira a ocorrência de incidente de segurança com dados pessoais envolvendo informações dos entrevistados na 2ª edição da pesquisa “O brasileiro e os hábitos de uso de meios de pagamento", ocorrida entre outubro e novembro de 2023.
Ao divulgar, em 29 de novembro de 2024, o resultado da pesquisa e os respectivos dados, o BC publicou também dados pessoais dos respondentes. Segundo a autarquia, a divulgação das informações foi acidental e ocorreu em virtude de um erro operacional.
O órgão também informou que a falha foi identificada pelo próprio BC no mesmo dia e a publicação imediatamente retirada da internet e substituída pelos dados corretos, sem qualquer informação pessoal. As pessoas que tiveram seus dados potencialmente expostos serão notificadas pelo BC por meio de carta.
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Foram expostos indevidamente os diversos dados dos 1.500 indivíduos que participaram da pesquisa, como nome, endereço, número de telefone, gênero, etnia, idade, escolaridade, estado civil, nível de renda, e vínculo empregatício. Informações sobre acesso à internet, grau de conhecimento sobre finanças digitais, posse de conta transacional, meio no qual recebe a principal fonte de renda também foram divulgadas.
Houve ainda exposição de dados de hábito de uso e preferências no uso de meios de pagamento, hábito em verificar extrato da conta, hábito em verificar fatura de cartão de crédito, determinantes de escolha do meio de pagamento, determinantes de escolha de pagamento parcelado, avaliação sobre o Pix e hábito de uso do Pix.
O BC informou, contudo, que não foram expostos dados como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. As informações obtidas não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.
Como consequência dessa potencial exposição de dados, o BC salientou que as pessoas que participaram da pesquisa tomem cuidado caso sejam abordadas por meio de ligação de telefone, que mencione seus hábitos de uso de meios de pagamento ou qualquer outro dado informado durante a entrevista. É provável que a ligação seja uma tentativa de golpe.
A pesquisa, feita a cada 4 anos, tem por finalidade auxiliar a definição das políticas públicas relativas aos meios de pagamento no Brasil e seus resultados são disponibilizados publicamente com a finalidade de prestar contas à sociedade e de subsidiar pesquisas acadêmicas e profissionais.