Banco de Inglaterra divulga imagens das notas com o rosto do rei Charles III
Cédulas de 5, 10 20 e 50 libras esterlinas vão entrar em circulação em 2024
O Banco de Inglaterra divulgou nesta terça-feira (20) as imagens de notas de 5, 10 20 e 50 libras esterlinas com o rosto do rei Charles III. As cédulas vão entrar em circulação em meados de 2024, de acordo com a instituição.
As novas notas exibem o rosto do monarca na frente e no verso. Primogênito da rainha Elizabeth II, Charles assumiu o trono em 8 de setembro, após a morte de sua mãe.
De acordo com o Banco de Inglaterra, os ingleses ainda vão poder usar as notas antigas, com a imagem de Elizabeth II. Os dois modelos de cédulas circularão ao mesmo tempo.
Leia também
• Harry e Meghan acertam contas com a família real em parte final de documentário
• Outro homem é detido por lançar ovo em direção ao rei Charles III
• Monarquia britânica modificará coroa de Santo Eduardo para Charles III
"As novas cédulas serão impressas apenas para substituir as que estão gastas e para atender a qualquer aumento geral na demanda por notas", informou o Banco de Inglaterra.
As cédulas com o rosto do rei Charles III seguem as normas da Royal Household para minimizar o impacto ambiental e financeiro da mudança.
Em setembro, o Banco da Inglaterra divulgou as moedas com o rosto do rei Charles III. A face do atual soberano está voltada para a esquerda nas moedas, direção oposta dos registros de sua mãe, seguindo uma tradição real que diz que a orientação muda com a sucessão dos monarcas.
A figura do rei, produzida pelo escultor Martin Jennings, aparecerá primeiro nas edições comemorativas de cinco libras e nas moedas de cinquenta centavos de libra.