Banco Mundial aprova novo pacote de ajuda à Ucrânia
Ajuda financeira devera ser destinada a serviços essenciais e apoio à saúde enquanto a guerra continua
O Banco Mundial anunciou, nesta terça-feira (20), que aprovou um novo pacote de ajuda à Ucrânia, no valor de 610 milhões de dólares, a fim de suprir serviços essenciais e apoiar a saúde enquanto a guerra persistir.
A ajuda é anunciada no momento em que a invasão russa "continua causando devastação, com consequências econômicas e humanitárias", em setores como os de saúde, infraestrutura energética e transporte, destacou o presidente do Banco Mundial, David Malpass.
Leia também
• Presidente da Ucrânia é esperado em Washington nesta quarta (21)
• Ataques da Ucrânia na região russa de Belgorod deixam um morto e vários feridos
• Ucrânia avança na restauração da eletricidade após bombardeios russos
Entre os novos recursos, 500 milhões de dólares chegarão à Ucrânia por meio de um empréstimo ao governo para conceder benefícios a famílias e à população infantil, honrar o salário de funcionários públicos e pagar os serviços públicos. O restante da ajuda irá para o setor primário de saúde e atenderá à demanda crescente de atendimento ligado à saúde mental e reabilitação devido à guerra, entre outras necessidades, acrescentou o banco.
Desde a invasão russa, o credor, com sede em Washington, mobilizou US$ 18 bilhões em financiamento de emergência para ajudar os ucranianos, US$ 15 bilhões dos quais já foram desembolsados, segundo a instituição.