Logo Folha de Pernambuco

Finanças

Banco Mundial prevê década de crescimento fraco de 2,2% ao ano até 2030

Situação preocupa os países ricos e as nações em desenvolvimento e emergentes

Banco Mundial aponta para uma confluência de fatores para explicar a desaceleração do ritmo de crescimento econômico.Banco Mundial aponta para uma confluência de fatores para explicar a desaceleração do ritmo de crescimento econômico. - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O crescimento de longo prazo da economia mundial deve ser, em média, de 2,2% na década que termina em 2030, segundo um relatório divulgado nesta segunda-feira (27) pelo Banco Mundial (BM).

Esse dado faria da terceira década do século a de menor crescimento no período.

A situação preocupa os países ricos e as nações em desenvolvimento e emergentes, a começar pela China, destaca o Banco Mundial.

"A China há muito tempo desempenha o papel de locomotiva do crescimento global, mas isso está mudando à medida que sua expansão diminui com o tempo. A questão é quem substituirá a China nesse papel, e achamos que não será um único país, mas um grupo de países", estimou o economista-chefe do banco, Indermit Gill, em entrevista coletiva por telefone.

O crescimento da China, projetado em 5% em 2023, será o que evitará que o mundo entre em recessão. Mas sua capacidade de impulsionar o crescimento global diminuirá à medida que seu crescimento desacelerar nos próximos anos, enfatiza o relatório.

Para este ano, o banco prevê um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) global de 1,7%.

"O que precisamos fazer é entender como cada país pode fazer melhor", disse Gill.

O Banco Mundial aponta para uma confluência de fatores para explicar a desaceleração do ritmo de crescimento econômico, entre eles o impacto da pandemia da covid-19, a guerra na Ucrânia e a atual turbulência no setor financeiro nos Estados Unidos e na Europa.

O banco acrescenta que o crescimento potencial da economia mundial pode melhorar em 0,7 ponto percentual se for realizada uma série de reformas que consistem em aumentar o investimento — em queda desde a pandemia —, melhorar o acesso das mulheres ao mercado de trabalho e melhorar as condições de comércio.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter