Logo Folha de Pernambuco

Economia

Bancos amanhecem com fila nesta sexta-feira

Após o fim da greve, clientes retornaram para as agências no Recife; até mesmo unidades da Caixa ficaram movimentadas, apesar de não ter terminado a paralisação

Abrindo o armárioAbrindo o armário - Foto: Reprodução/Internet

Após o fim da greve dos bancários na noite desta quinta-feira (6), a reabertura das agências bancárias provocou filas de clientes em vários bancos do Recife. A reportagem da Folha de Pernambuco percorreu unidades no Centro da Cidade e flagrou a movimentação desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (7).

A greve dos bancários terminou após a categoria aceitar a proposta dos banqueiros – mas os funcionários da Caixa Econômica Federal, os únicos que não aceitaram os termos, continuam com a paralisação. Apesar disso, muitas pessoas decidiram arriscar e ir para agências do banco na manhã desta sexta-feira.

Os bancários da Caixa participam, ainda nesta sexta, de uma assembleia para deliberar os rumos da paralisação. Os funcionários do banco em Caruaru, entretanto, aceitaram os termos da proposta e encerram a greve apenas no município.

Proposta

A categoria acatou nova proposta das empresas de 8% de reajuste salarial e abono de R$ 3,5 mil, além da garantia de conceder, no próximo ano, a reposição da inflação e 1% de aumento real, entre outros benefícios.

Além disso, ainda houve 15% de reajuste no vale-alimentação; 10% no vale-refeição; 10% no auxílio creche-babá; licença paternidade de 20 dias; abono integral dos dias parados e garantia de emprego através da realocação e requalificação de funcionários. Para 2017, garantia de reajuste conforme Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) e mais 1% de aumento real nos salários e em todas as verbas.

Veja também

Projeção para o IGP-M de 2025 no Focus do BC passa de 4,90% para 4,87%
FOCUS

Projeção para o IGP-M de 2025 no Focus do BC passa de 4,90% para 4,87%

Em 2025, recibo médico só poderá ser eletrônico, pelo aplicativo da Receita. Veja tutorial
SAÚDE

Em 2025, recibo médico só poderá ser eletrônico, pelo aplicativo da Receita. Veja tutorial

Newsletter