Bancos associados à Febraban padronizarão nomenclaturas em extratos a partir de 8 de julho
A mudança começa por operações de saque e depósito, e posteriormente vai incluir outras transações financeiras. O objetivo é facilitar a compreensão das informações pelos clientes
Os bancos associados à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) padronizarão as informações que constam nos extratos bancários a partir do próximo dia 8.
A mudança começa por operações de saque e depósito, e posteriormente vai incluir outras transações financeiras. O objetivo é facilitar a compreensão das informações pelos clientes.
Leia também
• Juros: taxas recuam com apoio da Febraban a Haddad, Treasuries e IBC-Br
• Febraban reafirma apoio a Haddad e vê ministro determinado a reequilibrar contas públicas
• Febraban propõe ao BC mudanças na devolução de recursos transferidos via Pix
As operações de depósito de cheques em caixas eletrônicos passarão a constar nos extratos como "Dep cheque ATM". Nos saques feitos no caixa da agência com o cartão da conta, a nomenclatura será "Saque din cartão AG".
O diretor-adjunto de serviços da Febraban, Walter Faria, afirma que os bancos hoje utilizam mais de 4.000 nomenclaturas diferentes para as operações, o que gera diferenças na forma como cada instituição nomeia uma mesma transação.
"A iniciativa vai universalizar as informações, trazendo mais compreensão ao cliente sobre a operação que ele realizou, além de ampliar o acesso da população aos serviços bancários", afirma ele em nota.