Logo Folha de Pernambuco

Negócios

Bares e restaurantes realizam festival gastronômico para minimizar cancelamento do Carnaval

Tradicionalmente, período garantia aumento da receita e geração de empregos

Fiscalização dos protocolos sanitários nos serviços de alimentaçãoFiscalização dos protocolos sanitários nos serviços de alimentação - Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR Imagem

Sem folia, sem negócios. O setor de bares e restaurantes que, tradicionalmente, registra um incremento de 10% na sua receita durante o período de Momo – e um aumento, na mesma proporção, de empregos gerados – mal consegue calcular o impacto financeiro que o cancelamento do Carnaval vai gerar. Para tentar animar um pouco o setor, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel-PE) resolveu criar um festival gastronômico para atrair os consumidores. O “Tenho mais que tá nessa”, como foi denominado, já conseguiu a adesão de 35 empresas.


“Para se ter uma ideia, de acordo com a Empetur, o turismo em Pernambuco teve uma receita de R$ 2,3 bilhões no Carnaval de 2020. E o nosso setor é um dos mais beneficiados. Não temos como, sequer, projetar como será esse ano porque nunca tivemos uma situação igual”, ressalta o presidente da Abrasel, André Araújo. Ele acredita que haverá um pequeno fluxo turístico no Estado porque muitas pessoas tinham suas reservas de viagem asseguradas antes mesmo do cancelamento da festa. “Por isso, temos que aproveitar qualquer momento propício para melhorar um pouco a receita, pelo menos, em comparação aos dias normais”, explica.


Segundo Araújo, mesmo com a retomada das atividades dos bares e restaurantes em julho do ano passado, houve o fechamento de cerca de 5 mil empresas do setor desde o início da pandemia. “Queremos incentivar o consumo sensato, gerando com isso renda para esses estabelecimentos que mantém seu faturamento em queda. Estamos respeitando as medidas de segurança e durante o festival haverá blitz de conscientização nos bares e restaurantes sobre o cumprimento do protocolo sanitário que inclui operar com até 70% da capacidade, ofertar álcool em gel nas entradas, estabelecer limite máximo de 10 pessoas por mesa, proibir o consumo de alimentos fora dos assentos e também o fluxo de pessoas em pé, sem máscara".

Leia também


O festival acontece entre os dias 13 e 21 de fevereiro, oferecendo descontos de 10% em pratos dos restaurantes participantes. Todas as informações sobre pratos e restaurantes participantes serão disponibilizados no portal da Secretaria de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife (https://visit.recife.br/). A iniciativa também conta com o apoio do Sebrae, que dará uma capacitação gratuita online para os inscritos com o tema: “Marketing para delivery - segmento de alimentos e bebidas”, no dia 11 de fevereiro, às 16h, por meio de plataforma digital online. A capacitação visa fornecer ferramentas para o desenvolvimento e novas práticas de delivery, algo fundamental, principalmente, nesse período de pandemia, que fez essa modalidade de negócios crescer substancialmente.

 

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter