Logo Folha de Pernambuco

BRASIL

Base de Alcântara deve começar a lançar orbitais no fim deste ano

Nove empresas já enviaram propostas; quatro são brasileiras

Base de AlcântaraBase de Alcântara - Foto: Valter Campanato/Agência Brasi

Se por um lado o Brasil ainda depende de países como a Índia para o lançamento de satélites mais robustos, como o Amazônia 1, por outro nosso país está pronto para começar a lançar pequenos orbitais, a partir da Base de Alcântara, no Maranhão.  Nove empresas já enviaram propostas para operar em Alcântara. Quatro delas são brasileiras. A operação pode começar já no fim deste ano.

De acordo com o presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura, a operação só será possível graças à assinatura, em 2019, de um Acordo de Salvaguardas Tecnológicas com os Estados Unidos, que contém cláusulas para proteger a tecnologia norte-americana. Segundo ele, essas cláusulas são importantes pois cerca de 90% dos satélites do mundo utilizam tecnologia americana. “Assim, o Brasil entra no grupo seleto de países que conseguem por um satélite em órbita”, diz. Para Moura, a operação em Alcântara será um marco: “É o desenvolvimento de um setor econômico muito forte aqui no Brasil”.

Moura também abordou outros assuntos como a participação do Brasil no projeto Ártemis – para levar astronautas até a Lua – e as parcerias com universidades brasileiras. A entrevista completa você confere no Brasil em Pauta desse domingo, que vai ao ar na TV Brasil às 19h30. 

Veja também

Bolsas da Europa fecham na maioria em baixa, com falas de dirigentes e perspectivas para BCE
bolsa de valores

Bolsas da Europa fecham na maioria em baixa, com falas de dirigentes e perspectivas para BCE

Vale-pedágio para caminhoneiros inicia transição para tags a partir de 1º de janeiro
RODOVIAS

Vale-pedágio para caminhoneiros inicia transição para tags a partir de 1º de janeiro

Newsletter