BC atualiza cartilha financeira para migrantes e refugiados
Os migrantes e refugiados que vivem no Brasil terão acesso a informações atualizadas para acessarem serviços financeiros e bancários
Os migrantes e refugiados que vivem no Brasil terão acesso a informações atualizadas para acessarem serviços financeiros e bancários. O Banco Central (BC) lançou hoje (11) a quarta edição da Cartilha de Informações Financeiras para Migrantes e Refugiados, elaborada em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
Entre as novidades da cartilha estão as novas funcionalidades do Pix, sistema instantâneo de pagamento operado pelo Banco Central (BC), como o Pix Cobrança, que substitui boletos, e o Pix Agendado, que permite a programação antecipada de transferências.
Leia também
• Prorrogação da desoneração da folha favorece recuperação da atividade econômica, dizem empresários
• Guedes diz que pode zerar imposto de importação de produtos com reajustes 'abusivos' de preços
• Em sessão do Congresso, deputados e senadores remanejam R$ 9,3 bi para o Auxílio Brasil
Disponível em português, espanhol, inglês, francês e árabe, a cartilha está disponível na página do Banco Central na internet, na seção Cidadania Financeira
A cartilha também traz informações sobre temas relacionados a cartão de crédito e credenciamento para receber maquininhas nos negócios. Segundo o BC, isso ocorre porque parte relevante dos estrangeiros no Brasil criam pequenos negócios, inclusive em decorrência da própria dificuldade de encontrarem emprego em suas profissões de origem.
O lançamento da cartilha ocorreu na 8ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana Enef), que começou na segunda-feira (8) e acaba no próximo domingo (14). Organizado pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), o evento tem como tema Planejamento, Poupança e Crédito Consciente.