Logo Folha de Pernambuco

SUCESSÃO

BC busca ter segurança de que taxa de juros está equilibrada para buscar a meta, diz Galípolo

"A reação do BC é uma reação de quem está buscando ter segurança de que o patamar da taxa de juros está equilibrado para se buscar a meta de inflação", declarou

Banco CentralBanco Central - Foto: Gil Ferreira/Agência CNJ

O diretor de Política Monetária do Banco Central e indicado à presidência da instituição a partir de 2025, Gabriel Galípolo, disse que a reação do BC sobre a taxa de juros "é uma reação de quem está buscando ter segurança de que o patamar da taxa de juros está equilibrado para se buscar a meta de inflação".

Galípolo argumentou que o Brasil vive um momento diferente de outros países e outros blocos. "No sentido da dissonância que pode existir com o momento da política monetária nacional e internacional, é que estamos em momentos distintos.

A Europa vem sofrendo desaceleração mais acentuada. Nos Estados Unidos, a volatilidade foi grande sobre o que poderia ocorrer", declarou.

Segundo o indicado à presidência do Banco Central brasileiro, "a situação do Brasil é outra. Todos os dados que a gente olha demonstram uma economia que parece que a discussão feita por economistas".

"A reação do BC é uma reação de quem está buscando ter segurança de que o patamar da taxa de juros está equilibrado para se buscar a meta de inflação, que é o nosso mandato, com uma economia mostrando uma pujança maior do que a maior parte dos economistas esperava na virada do ano, mais uma vez", declarou.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter