Logo Folha de Pernambuco

méxico

BC do México corta taxa de juros em 25 pb, de 10,25% para 10% e cita risco de tarifas

Considerando as condições atuais, o Banxico ponderou que o ambiente inflacionário permitará reduzir a taxa de referência

Bandeira do MéxicoBandeira do México - Foto: Reprodução/Internet

O Banco Central do México (Banxico) decidiu nesta quinta-feira, 19, cortar a taxa básica de juros em 25 pontos-base (pb), de 10,25% para 10% ao ano. A decisão foi tomada por unanimidade, e era aguardada por analistas. Na reunião anterior, a opção foi por uma redução de taxas de igual magnitude.

Em comunicado, o Banxico avaliou que a possibilidade de implementação de tarifas nas importações dos Estados Unidos provenientes do México acrescentará incertezas às previsões. "Sua materialização poderia implicar pressões sobre a inflação em ambos os lados do equilíbrio", avaliou o BC mexicano.

Considerando as condições atuais, o Banxico ponderou que o ambiente inflacionário permitará reduzir a taxa de referência. Ante o avanço na desinflação, o BC disse que poderia considerar em algumas reuniões ajustes na baixa de uma magnitude maior, ainda que mantendo uma postura restritiva.

O BC do México disse que levará em conta a perspectiva de que os choques globais continuarão desvanecendo-se e os efeitos da debilidade da atividade econômica.

Nas decisões futuras, as autoridades pretendem considerar a incidência da postura monetária restritiva que foi mantida e a evolução da inflação ao longo do horizonte no que opera a política monetária.

Veja também

Dino cobra informações do governo de SP sobre combate às queimadas
BRASIL

Dino cobra informações do governo de SP sobre combate às queimadas

Fecomércio premia Fernando Dueire com Troféu Parlamentar Amigo do Comércio 2024
Economia

Fecomércio premia Fernando Dueire com Troféu Parlamentar Amigo do Comércio 2024

Newsletter