JUROS

BCE/Schnabel: redução gradual nos juros deve apoiar crescimento da zona do euro no médio prazo

A dirigente defendeu que o BC precisa equilibrar os riscos para inflação, sem ignorar os desafios para o crescimento europeu

Banco Central Europeu (BCE) Banco Central Europeu (BCE)  - Foto: AFP

A dirigente do Banco Central Europeu (BCE) Isabel Schnabel afirmou que uma redução gradual nos juros deve apoiar o crescimento da zona do euro no médio prazo, mas alertou que a medida não resolverá os problemas estruturais que afetam alguns países do bloco.

"Embora a política monetária possa ter contribuído para o aumento da heterogeneidade, ela não é o principal catalisador. Em vez disso, ventos contrários estruturais estão segurando o crescimento em alguns países mais do que em outros", apontou Schnabel.

Os comentários foram realizados em discurso divulgado nesta quarta-feira, 2, e preparado para palestra na Universidade de Freiburg.

A dirigente defendeu que o BC precisa equilibrar os riscos para inflação, sem ignorar os desafios para o crescimento europeu. Schnabel reiterou que espera uma queda sustentada da inflação para a meta de 2%, diante da desaceleração do mercado de trabalho, apesar da inflação de serviços ainda elevada e do forte avanço salarial.

Na visão dela, impulsionar o crescimento dos países da zona do euro exigirá um conjunto de medidas fiscais, incentivo à inovação e transição verde, criação do Mercado Único de Capitais, atração de trabalhadores estrangeiros e ampliação da competitividade do bloco contra pares internacionais.

Schnabel alertou ainda que a fragmentação do comércio global pode prejudicar a zona do euro "mais do que outras economias", gerando um desafio adicional para as empresas e para o crescimento do país.

Segundo a dirigente, as tensões geopolíticas, o realinhamento de cadeias globais de oferta e os preços elevados de energia devem pesar particularmente sobre a produtividade do bloco.


 

Veja também

Bolsas da Europa fecham em queda com baixo apetite por risco
bolsa de valores

Bolsas da Europa fecham em queda com baixo apetite por risco

Congresso compreendeu importância da agenda fiscal e os resultados estão aí, diz Ceron
ARCABOUÇO FISCAL

Congresso compreendeu importância da agenda fiscal e os resultados estão aí, diz Ceron

Newsletter