PRIMEIRA VIAGEM AO BRASIL

Maior do que baleia azul e com frente móvel: veja 5 curiosidades sobre o cargueiro Beluga

Avião volta à França nesta terça, após entregar helicóptero de luxo a cliente brasileiro

O avião cargueiro Beluga em solo brasileiroO avião cargueiro Beluga em solo brasileiro - Foto: Divulgação / Airbus

Com formato inspirado nas baleias beluga, o avião Beluga ST, da Airbus fez seu primeiro pouso em um aeroporto brasileiro no fim de semana. O A300-600ST aterrissou na pista do Aeroporto Internacional de Fortaleza, no domingo, trazendo um helicóptero de luxo modelo ACH160.

Da capital cearense, ele seguiu para Campinas, onde descarregou o helicóptero encomendado por um cliente brasileiro. Nesta terça-feira, o avião faz o trajeto de volta à França.

Considerado um dos maiores aviões de carga do mundo em volume transportado, o Beluga desperta a curiosidade por onde passa. Veja abaixo cinco curiosidades da aeronave:

Maior que a baleia azul

Além do formato, que se assemelha ao de uma baleia, o Beluga chama atenção pelo porte. Tem tem 17,25 metros de altura, 56,16 metros de comprimento e 44,84 m de abertura de asa. É quase o dobro do tamanho de uma baleia azul, o maior mamífero vivo da Terra, cujo tamanho fica entre 24 e 30 metros.

Raro no mundo

Existem apenas cinco unidades do Beluga ST no mundo, dos quais dois estão "aposentados". Estão estacionados no aeroporto de Bordeaux-Mérignac, no sudoeste da França. Há mais três unidades em operação de sua nova versão, o chamado Beluga XL (um pouco diferente da aeronave que pousou no Brasil). A Airbus tem encomendas de mais três Beluga XL, que devem ser feitas até o fim de 2023, segundo o site especializado em aviação Aero Key.

Frente móvel

Diferentemente de muitos cargueiros, o Beluga tem a frente móvel. A cabine de comando foi rebaixada para ficar mais próxima do solo e dar mais espaço na parte superior para a carga. O carregamento é feito pela "testa" do avião.

Tripulação

O Airbus A300-600ST é operado por uma tripulação de três membros, composta por dois pilotos e um mestre de carga. O painel de instrumentos principal tem seis visores de tubo de raios catódicos (CRT), que fornecem informações sobre voo, navegação e monitoramento de sistemas.

Transporte comercial

Até o início de 2022, o Beluga era usado pela Airbus apenas para transportar peças que a própria fabricante usava para produzir suas aeronaves. O serviço de transporte comercial passou a ser oferecido em janeiro deste ano.

Veja também

Selic: aumento da taxa de juros afeta diretamente consumidor
Taxa de juros

Selic: aumento da taxa de juros afeta diretamente consumidor

Wall Street fecha em baixa após corte nos juros pelo Fed
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em baixa após corte nos juros pelo Fed

Newsletter