Beneficiários da tarifa social de energia terão bandeira tarifária verde em fevereiro
Demais clientes continuam com bandeira da Escassez Hídrica
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira que irá aplicar a bandeira tarifária verde no mês de fevereiro para os consumidores que recebem o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica. Com essa bandeira, que indica condições favoráveis de geração de energia, não há acréscimos na tarifa.
A bandeira verde também esteve em vigor nos meses de dezembro e janeiro. Para os demais consumidores de energia elétrica, a bandeira vigente até abril será a de Escassez Hídrica, no valor de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos.
Leia também
• Anatel autoriza satélites de Elon Musk no Brasil. Entenda como funciona a tecnologia
• IGP-M: inflação do aluguel sobe 1,82% em janeiro
• Renault prepara dupla ofensiva nos segmentos de SUV e picapes para duelar com Fiat e Jeep
A bandeira tarifária é um adicional cobrado nas contas de luz para compensar os custos extras decorrentes da geração de energia por meio de usinas termelétricas. A bandeira ficará verde por conta da previsão de chuvas dentro da média, o que favorece a geração de energia por termelétricas.
Neste momento, a bandeira verde vale apenas para os consumidores com tarifa social, que programa que concede descontos a consumidores de baixa renda inscritos em benefícios do governo.
Instituída pelo Ministério de Minas e Energia, a bandeira Escassez Hídrica visa a cobrir os custos da geração de energia por usinas térmicas necessárias para garantir o fornecimento durante a crise hídrica. A bandeira Escassez Hídrica seguirá em vigor até abril de 2022.