Logo Folha de Pernambuco

CONSUMO

Black Friday: confira quais produtos terão os maiores descontos, segundo plataforma colaborativa

Calçados, moda e itens de supermercado terão ofertas melhores

Black Friday Black Friday  - Foto: Unsplash

Uma das datas mais aguardadas pelo comércio e também por consumidores, a Black Friday acontece na próxima sexta-feira (24). E com tantas ofertas, até mesmo aqueles que já estão com uma lista de desejos pronta para aproveitar as promoções precisam prestar atenção: nem todos os preços são tão atraentes, e nem toda categoria traz ofertas.

Para ajudar os consumidores a aproveitarem a data da melhor maneira, a Promobit — plataforma colaborativa que registra anúncios de produtos — fez um levantamento com as categorias com maior volume de ofertas durante novembro, comparando com outros anos. E registrou ainda a média de descontos por categoria.

Flutuação de preço
No entanto, mesmo com o cálculo da média, Fabio Carneiro, CEO da Promobit, ressalta que há chance de flutuação de preços na data. Isso porque fatores como estoque, estratégia de marketing e também a forma de pagamento interferem no desconto final. Ele destaca o surgimento do Pix.

— Desde que surgiu o Pix, as lojas têm oferecido descontos mais atrativos para pagamento nessa modalidade, não só na Black Friday, mas ao longo de todo o ano.

Com o crescimento dos marketplaces, Carneiro acrescenta que a flutuação é ainda mais complexa, já que os vendedores concorrem entre si. Por isso, ressalta, é importante que consumidor pesquise antes de comprar.

Média de desconto por categoria

Moda e calçados: 49,35%

Supermercado e delivery: 46,26%

Bebidas: 42,58%

Móveis e decoração: 38,51%

Artigos para bebês e crianças: 35,03%

Informática: 32,20%

Smartphones, tablets e telefones: 28,23%

Eletrônicos, áudio e vídeo: 28,05%

Eletrodomésticos: 25,32%

A pesquisa apontou ainda que, enquanto algumas categorias apresentam um crescimento muito maior no volume de ofertas, como é o caso dos eletrodomésticos. Já brinquedos, itens de petshop e produtos para bebês e crianças têm um desempenho bem fraco durante a data.

— O que essas categorias têm em comum são o tíquete médio mais elevado, são produtos mais caros. Isso justifica o porquê de eletrodomésticos, smartphones e eletrônicos acabarem sendo muito buscados no período da Black Friday — explica Carneiro.

Crescimento de ofertas por categorias

Eletrodomésticos: 356,53%

Utilidades domésticas: 236,84%

Eletroportáteis: 236,12%

Móveis e decoração: 192,08%

Bebidas: 176,60%

Smartphones, tablets e telefones: 168,04%

Casa e construção: 167,49%

Cama, mesa e banho: 150,33%

Perfumes e beleza: 141,53%

Saúde e higiene: 138,90%

Relógios e joias: 132,53%

Eletrônicos, áudio e vídeo: 116,69%

Games: 112,59%

Mochilas e malas: 110,76%

Moda e calçados femininos: 92,96%

Câmeras, filmadoras e drones: 87,93%

Supermercado e delivery: 86,11%

Suplementos e fitness: 85,30%

Moda e calçados masculinos: 80,40%

Papelaria e material de escritório: 79,91%

Filmes, música e seriados: 79,80%

Informática: 79,41%

Outros: 79,12%

Viagem, pacotes e passagens: 75,70%

Livros, e-books e e-readers: 66,32%

Peças e acessórios para automóveis: 60,70%

Esporte e lazer: 59,49%

Ferramentas e jardim: 56,58%

Artigos para bebês e crianças: 46,76%

Petshop: 33,07%

Brinquedos e hobbies: 13,52%

Aplicativos e software: -3,33%

Veja também

Nenhuma UF teve aumento estatisticamente significativo no desemprego no 3º tri, diz IBGE
EMPREGO

Nenhuma UF teve aumento estatisticamente significativo no desemprego no 3º tri, diz IBGE

Brasil terá superávit comercial de até US$ 78 bi em 2024 e cenário de 2025 é incerto, diz FGV
DINHEIRO

Brasil terá superávit comercial de até US$ 78 bi em 2024 e cenário de 2025 é incerto, diz FGV

Newsletter