São oferecidas 100 vagas, divididas nos períodos matutino e vespertino, e inscrições vão até 2 de fevereiro
São oferecidas 100 vagas, divididas nos períodos matutino e vespertino, e inscrições vão até 2 de fevereiroFoto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para a nova turma de Recife da Escola Social do Varejo (ESV), programa do Instituto Grupo BIG em parceria com o Instituto Aliança que prepara jovens para o mundo do trabalho, com foco no segmento varejista.

Podem participar da seleção jovens de 17 a 24 anos que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio na rede pública ou que já tenham concluído. São oferecidas 100 vagas na cidade, sendo 50 no período matutino e outras 50 no vespertino.

Em 2020, a ESV completa uma década de existência e entre seus diferenciais estão o foco do desenvolvimento de competências socioemocionais e o alto índice de inserção dos jovens no mercado de trabalho, de 80%, a maioria em empresas de médio e grande porte.
Na primeira etapa, os candidatos devem preencher o formulário de inscrição online, disponível no seguinte link: http://bit.ly/ESVPE2020-1. As inscrições se encerram no dia 2 de fevereiro às 23h59 ou ao atingir 2 mil inscritos.

As etapas seguintes incluem prova escrita, dinâmica de grupo e entrega de documentação (cópia de RG, CPF, comprovante de residência, atestado de matricula e boletim escolar, título de eleitor, foto 3x4, certificado de reservista e carteira de trabalho). Os pré-selecionados para a segunda etapa serão divulgados no dia 3 de fevereiro, a partir das 17h, em um post na página da ESV no Facebook: https://www.facebook.com/esvnacional/.
O início das aulas está previsto para a segunda semana de março. A ESV oferece auxílio-transporte, material didático, uniforme e lanche para seus alunos.

Sobre a ESV

A Escola Social do Varejo existe desde 2010 e cerca de 9.600 jovens já concluíram a formação. “Nesses dez anos de existência, a Escola Social do Varejo assumiu um papel importante de preparar e auxiliar jovens na busca pelo primeiro emprego. Nosso objetivo é continuar inovando e aproximar cada vez mais nossos jovens ao universo corporativo, multicultural, diverso e tecnológico. Estamos descobrindo e formando talentos para o futuro das organizações e da sociedade”, destaca Catia Porto, Diretora Executiva de RH e Assuntos Corporativos do Grupo BIG.

A metodologia da ESV contribui para o desenvolvimento de competências socioemocionais, fundamentais para o êxito do profissional do século 21, e também ajuda os jovens a pensar em seu projeto de vida. A formação também se dedica a aproximar os jovens do dia a dia das empresas. Há visitas a lojas, escritórios e centros de distribuição, e acontecem “aulões” em que profissionais da empresa podem compartilhar sua experiência com os jovens.

A formação é de 330 horas, sendo uma parte presencial e a outra de Ensino à Distância. Por isto, os candidatos também devem possuir computador com acesso à Internet. As oficinas presenciais acontecem no Núcleo ESV Compaz (Avenida Aníbal Benévolo, s/n, Alto Santa Terezinha).

O certificado da Escola Social do Varejo é emitido pela Universidade Estadual do Ceará, como curso de extensão. Após a etapa de formação, os jovens recebem apoio e orientação para se colocarem no mercado de trabalho.

Aplicativo da Peoplenect auxilia na contratação de profissionais
Aplicativo da Peoplenect auxilia na contratação de profissionaisFoto: Pixabay

Projeções apontam que serão contratados cerca de 91 mil trabalhadores temporários neste período de fim de ano, atendendo o crescimento das vendas. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontando um crescimento de 4% em relação ao registrado em 2018 (87,5 mil).

Os fatores que impulsionam essas contratações são a melhoria na economia e as facilidades para contratações, principalmente de temporários e intermitentes. Permanece, porém, a grande dificuldade para as empresas, contratar rápido, corretamente e com baixo custo, porém o uso inteligente da tecnologia pode auxiliar em muito.

Um exemplo é o aplicativo da Peoplenect, que auxilia na contratação de profissionais, atendendo os requisitos de velocidade, qualidade e baixo custo. "O aplicativo funciona baseado nos seus algoritmos inteligentes. Tanto a empresa quanto o profissional cadastram rapidamente seus dados e os algoritmos embarcados ativamente colocam os empregadores e profissionais em contato, em um verdadeiro match profissional", explica Guilherme Ramos, COO da Peoplenect.

Os resultados são excelentes tanto para empresas como para profissionais e em pouco menos de um mês, já se pode ver números que impressionam, sendo mais de 800 vagas abertas e 10 mil currículos cadastrados no aplicativo, que está se tornando a principal ferramenta de contratação de diversas empresas, nos mais variados segmentos.

Diversas são as melhorias no processo de contratação, mas destaca-se a geolocalização, que leva em conta o local da empresa e da moradia do trabalhador, a busca ativa de profissionais e vagas, a otimização do tempo, o acompanhamento do processo de seleção em tempo real, e o modelo de pagamento por demanda para a empresas, já que os profissionais se cadastram gratuitamente.

"O nosso aplicativo foi concebido neste conceito de respeito ao profissional e agilidade, pontos primordiais para a realização de contratações temporárias", explica Guilherme Ramos.

Neste contexto a empresa tem fechado parceria com grandes empresas como é o caso da Campneus do grupo Pirelli. A expectativa das empresas é praticamente dobrar os números de vagas abertas nesse novo conceito, eliminando filas e ampliando as chances de conseguir o profissional certo.

Vagas de emprego
Vagas de empregoFoto: Marcello Casal/Arquivo/Agência Brasil/Agência Bras

Confira o quadro de vagas de empregos nas Agências Estaduais do Trabalho referente a esta quinta-feira (23). As oportunidades foram divulgadas pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq). Há  274 oportunidades, das quais 88 são exclusivas para pessoas com deficiência e 2 temporárias.

O quadro apresenta as oportunidades em duas partes: em vermelho, as vagas para Pessoa Com Deficiência (PCD) e em preto aos demais.

Confira os endereços e telefones das Agências do Trabalho no site da Seteq.


Prefeitura de Sertânia
Prefeitura de SertâniaFoto: Reprodução/ Google Street View

O Prefeito de Sertânia Ângelo Ferreira homologou nesta terça-feira (21) o resultado final do concurso público para o cargo de Guarda Civil Municipal. O certame ofereceu mais de 100 vagas para diversas funções, no tocante a Guarda Civil foram 10 oportunidades: nove destinadas a ampla concorrência e uma para pessoa com deficiência.

As provas foram aplicadas no dia 14 de julho de 2019 e a remuneração para este ofício é de um salário mínimo. A homologação aconteceu depois de concluídas todas às etapas: provas objetivas, teste de aptidão física e curso de formação.

Agora, o Governo Municipal de Sertânia deve preparar o cronograma para iniciar as convocações com intuito de que os aprovados tomem posse. A homologação pode ser encontrada nos sites: www.sertania.pe.gov.br e www.admtec.org.br. O concurso da Prefeitura de Sertânia tem validade de dois anos, podendo ser renovado por igual período.

A Guarda Civil Municipal de Sertânia foi criada pelo poder executivo e aprovada pela Câmara de Vereadores por meio do Projeto de Lei nº 006/2019. A intenção da Prefeitura é oferecer mais segurança à população colocando nas ruas homens e mulheres que contribuam para manter a ordem social.

A competência geral das guardas municipais é a proteção dos bens, serviços, ruas, instalações do município, exercer as obrigações relativas ao trânsito e de transportes no âmbito do Município, colaborar com os órgãos de segurança pública, inclusive em ações preventivas integradas. A Guarda Civil Municipal poderá também intervir preliminarmente em situação de flagrante delito; encaminhando à delegacia o autor da infração, dentre outras atribuições.

Vagas de emprego
Vagas de empregoFoto: Pixabay

Confira o quadro de vagas de empregos nas Agências Estaduais do Trabalho referente a esta quarta-feira (22). As oportunidades foram divulgadas pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq). Há 338 oportunidades, das quais 86 são exclusivas para pessoas com deficiência e 2 temporárias.

O quadro apresenta as oportunidades em duas partes: em vermelho, as vagas para Pessoa Com Deficiência (PCD) e em preto aos demais.

Confira os endereços e telefones das Agências do Trabalho no site da Seteq.

Confira as oportunidades: 

Projeto da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação também vai para Bezerros, Glória de Goitá e Pombos
Projeto da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação também vai para Bezerros, Glória de Goitá e PombosFoto: Divulgação

A primeira Caravana do Empreendedorismo de 2020 será realizada pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco no município de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, a 19 quilômetros da Capital. A ideia é dar continuidade ao programa que percorreu, em cinco meses, 26 cidades de Pernambuco. Com novos caminhos traçados, a ação acontecerá na Escola Municipal Professora Valdeci Damazio, na Avenida D, 255 - Caetés I, das 13 às 17 h. Ao longo do mês, a iniciativa chegará em Bezerros, Glória de Goitá e Pombos. (Veja o cronograma abaixo)

A proposta da Caravana do Empreendedorismo é levar para mais municípios, informações atualizadas referentes à Lei Geral do Microempreendedorismo Individual (MEI), orientações sobre a linha de Crédito da Agência de Empreendedorismo (AGE), bem como palestras direcionadas à educação financeira. O projeto tem como objetivo principal criar um ambiente para expandir o conhecimento e estimular a formalização do MEI, dando suporte necessário para aumentar os negócios e, desta forma, impactar a economia da região.

“Fico muito feliz em poder acompanhar a força que a Caravana do Empreendedorismo vem trazendo para Pernambuco. No ano passado (2019), a caravana beneficiou cerca de 1.344 mil pessoas, em apenas cinco meses. Nós, da secretaria, estamos trabalhando dia e noite para levar mais informações para mais municípios do Estado”, ressaltou o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes.

Ainda em janeiro, a caravana terá como destino as cidades de Bezerros (23), no Agreste, Glória de Goitá (28), na Mata Norte, e Pombos (30), na Mata Sul. (Veja todo o cronograma abaixo)

Confira o cronograma completo em Abreu e Lima (dia 21):
Local: Escola Municipal Professora Valdeci Damazio, na Avenida D, 255 - Caetés I
13h - Abertura do Evento
13h15 - Palestra de Empreendedorismo
14h - Palestra da Lei Geral do MEI
14h45 - Intervalo (Coffee Break)
15h - Palestra de Linhas de Crédito
15h45 - Palestra de Educação Financeira
16h45 - Entrega de Certificados
17h00 - Encerramento

Confira o cronograma completo de Bezerros

Local: Edifício J. Ferraz, Sala 09, 2º Andar, na Praça Duque de Caxias
13h - Abertura do Evento
13h15 - Palestra de Empreendedorismo
14h - Palestra da Lei Geral do MEI
14h45 - Intervalo (Coffee Break)
15h - Palestra de Linhas de Crédito
15h45 - Palestra de Educação Financeira
16h45 - Entrega de Certificados
17h - Encerramento

Confira o cronograma completo em Gloria de Goitá
Local: Centro Pedagógico, sito à Av. Djalma Dutra, s/n - Centro, no dia 28 de janeiro de 2020, das 13 ás 17 horas, conforme programação abaixo:
13h - Abertura do Evento
13h15 - Palestra de Empreendedorismo
14h - Palestra da Lei Geral do MEI
14h45 - Intervalo (Coffee Break)
15h - Palestra de Linhas de Crédito
15h45 - Palestra de Educação Financeira
16h45 - Entrega de Certificados
17h - Encerramento

Confira a programação em Pombos (30 de janeiro)
Local: Casa das Juventudes (Sala do Empreendedor), sito à Rua Experidião Vieira Sandres, nº 54, no dia 30 de janeiro de 2020, das 13 ás 17 horas, conforme programação abaixo:
13h - Abertura do Evento
13h15 - Palestra de Empreendedorismo
14h - Palestra da Lei Geral do MEI
14h45 - Intervalo (Coffee Break)
15h - Palestra de Linhas de Crédito
15h45 - Palestra de Educação Financeira
16h45 - Entrega de Certificados
17h - Encerramento

São oportunidades para aprendizado em língua espanhola (90), inglesa (80) e de libras (160), Informática (60), artesanato (50), redação (60) e português (60)
São oportunidades para aprendizado em língua espanhola (90), inglesa (80) e de libras (160), Informática (60), artesanato (50), redação (60) e português (60)Foto: Divulgação

De 20 de janeiro a 07 de fevereiro, a Prefeitura do Carpina (PMC) estará com 560 vagas abertas para cursos gratuitos oferecidos na Biblioteca Pública Municipal Geraldo Lapenda. São oportunidades para aprendizado em língua espanhola (90), inglesa (80) e de libras (160), Informática (60), artesanato (50), redação (60) e português (60).

Para se inscrever é necessário ir na própria biblioteca, que fina na Praça Lourival da Silva Bastos, S/N, Centro, próxima à Escola Municipal Eliane Carneiro Leão de Melo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, portando cópia e original do RG, CPF, Certidão de Nascimento (para menores de idade, acompanhados pelos pais ou responsável), comprovante de residência, foto 3x4 e declaração de escolaridade (para estudantes).

Mais informações, entrar em contato com o diretor da unidade, Josenildo Nery, pelo telefone (81) 9 7314 3386.


Serviço – Cursos gratuitos na Biblioteca Pública Municipal Geraldo Lapenda

Período – 20/01 à 07/02
Local/horário – Biblioteca Pública Municipal Geraldo Lapenda, Praça Lourival da Silva Bastos, S/N, Centro, próxima a Escola Municipal Eliane Carneiro Leão de Melo, das 8h às 16h.
Contato - Josenildo Nery, (81) 9 7314 3386.

Os interessados em ter o certificado têm até o dia 25 de janeiro para realizar a inscrição pela internet
Os interessados em ter o certificado têm até o dia 25 de janeiro para realizar a inscrição pela internetFoto: Divulgação

A Junior Achievement, instituição mundial sem fins lucrativos que atua na educação empreendedora, com atuação em Pernambuco, realiza o Certificado Profissional de Suporte em TI, com apoio do Google.org e BID Lab. No Recife, o lançamento do projeto, voltado para jovens de 18 a 29 anos, acontece nesta terça-feira (21), às 9h, no auditório do Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro. Os interessados em ter o certificado têm até o dia 25 de janeiro para realizar a inscrição, através do link http://bit.ly/IncricoesGoogleJA.

Gratuito, o treinamento vem com a proposta de preparar jovens para iniciar uma carreira na área de TI em nível inicial, compartilhando conhecimento técnico e desenvolvendo habilidades socioemocionais. Entre os requisitos para participar do projeto, estão: ter concluído o Ensino Médio em escola pública, não estar trabalhando nem estudando e ter a renda familiar per capita de até um salário mínimo.

Não é preciso ter nenhum tipo de treinamento ou experiência profissional anterior. O curso é híbrido, contando com 240 horas de aulas presenciais e 60 horas de conteúdo online. Além da disciplina de TI, o curso também trabalha habilidades socioemocionais importantes para entrar e se manter no mercado de trabalho, conhecidas como soft skills, como comunicação, ética, pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade. Segundo a diretora executiva da Junior Achievement Pernambuco, Rosane Schereschewsky, para cada 25 jovens concluintes, nosso objetivo é que ao menos dez sejam contratados na área.

“O objetivo é preencher a grave lacuna de habilidades digitais no país, contribuindo com a geração de renda e ascensão social de populações vulneráveis. Também pretendemos contribuir com o crescente mercado de TI, que possui mais vagas do que profissionais capacitados para preenchê-las, além de promover mais igualdade no setor, no sentido de gênero, raça e classe social”, explica a diretora da instituição em Pernambuco, lembrando que o mercado de Tecnologia da Informação é um dos que mais cresce no Brasil.

Inclusive, dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) mostram que, atualmente, existem 845 mil empregos no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação no Brasil. Já a procura por profissionais especializados em TI deve chegar a 420 mil até 2024.

Pernambuco é um dos 12 estados contemplados para receber uma das turmas piloto do projeto. Até 2022, serão realizadas nove turmas no estado. Na capital pernambucana, a primeira acontece no Compaz Ariano Suassuna, viabilizada através de parceria entre a Junior Achievement Pernambuco e a Prefeitura do Recife. A previsão de início é no dia 05 de fevereiro, com aulas presenciais de terça a sexta, das 13h às 17h. Mais informações: (81) 3421.2277 e [email protected]

A JUNIOR ACHIEVEMENT – Com 100 anos de atuação, Junior Achievement é uma associação educativa, sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos. O objetivo é levar o empreendedorismo aos jovens, ainda na escola. Atualmente, o trabalho da associação estende-se a mais de 120 países. Recentemente, foi eleita a sétima melhor ONG do mundo, segundo ranking do NSO Advisor. No Brasil, a Junior Achievement atua, desde 1983, nos 27 Estados, através da parceria com a iniciativa privada. Os projetos da Associação já beneficiaram 3 milhões de crianças e jovens brasileiros. Em Pernambuco, atua desde 2003.

O objetivo é oferecer educação econômica-prática e experiências no sistema de livre iniciativa, através da parceria entre escolas públicas de ensino fundamental e médio e voluntários da classe empresarial que dedicam parte de seu tempo ensinando e compartilhando suas experiências com os alunos. Através de metodologia própria, a organização pretende que os jovens despertem o espírito empreendedor e obtenham uma visão clara do mundo dos negócios, facilitando, assim, o acesso ao mercado de trabalho e estimulando seu desenvolvimento pessoal.

BID LAB – BID Lab é o laboratório de inovação do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que mobiliza capital, conexões e conhecimento para promover inovação para a inclusão na América Latina e Caribe. BID Lab trabalha com o setor privado e capitaliza a influência do BID com os governos e a sociedade civil para maximizar o impacto de seus projetos e investimentos junto a populações vulneráveis. Desde o dia 29 de outubro de 2018 BID Lab se tornou a nova identidade do Fundo Multilateral de Investimentos (FUMIN). Mais: http://www.idblab.org.

BID – O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) tem como missão melhorar vidas. Criado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e do Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisas de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região.

Serviço:
O quê? Lançamento do Certificado profissional de suporte em TI, realizado pela Junior Achievement Pernambuco, com apoio do Google e BID Lab
Quando: terça-feira, 21 de janeiro de 2020
Horário: às 9h
Onde: no auditório Compaz Ariano Suassuna – Av. Gen. San Martin, nº 1208, Cordeiro, Recife – PE
Inscrições: até 25 de janeiro, através do link: http://bit.ly/IncricoesGoogleJA
Início das aulas: 05 de fevereiro de 2020
Informações: (81) 3421.2277 e [email protected]
https://www.instagram.com/japernambuco/
https://www.facebook.com/ONGJAPE/

O lançamento do projeto na capital pernambucana acontece na próxima terça (21), no Compaz Ariano Suassuna. Já as inscrições vão até o dia 25/01

O lançamento do projeto na capital pernambucana acontece na próxima terça (21), no Compaz Ariano Suassuna. Já as inscrições vão até o dia 25/01 - Crédito: Divulgação

cursi ti

Carteira de trabalho
Carteira de trabalhoFoto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

Confira o quadro de vagas de empregos nas Agências Estaduais do Trabalho referente a esta quinta-feira (9). As oportunidades foram divulgadas pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq). Há 276 oportunidades, das quais 52 são exclusivas para pessoas com deficiência e 3 temporárias.

O quadro apresenta as oportunidades em duas partes: em vermelho, as vagas para Pessoa Com Deficiência (PCD) e em preto aos demais.

Confira os endereços e telefones das Agências do Trabalho no site da Seteq.

Confira as oportunidades: 


 

Concurso
ConcursoFoto: Pixabay

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou, sem vetos, a Lei Orçamentária Anual de 2020. A chama LOA 2020, após sansão do presidente, foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 20. Esta é uma boa notícia para os concurseiros, pois o Orçamento 2020 traz um número de vagas federais maior do que o previsto. Ao todo a LOA traz 51.391 vagas para concursos, sendo 45.816 para provimento e 5.575 para criação.

Trâmites da LOA 2020

O Orçamento foi aprovado pelo Congresso Nacional em dezembro. No total, o Governo Federal tem, para 2020, R$344,6 bilhões em despesas com pessoal. Os mais de 45 mil provimentos poderão ser preenchidos por aprovados em concursos já realizados ou novos ao longo de 2020. “A LOA traz todas as dotações orçamentárias previstas para o ano de 2020. Muitos concurseiros terminaram o ano passado apreensivos por conta da previsão de corte nos concursos. Entretanto, ficamos mais tranquilos com a previsão de mais de 50 mil vagas para este ano, o que foi além do previsto”, comentou o professor e jurista Renato Saraiva, presidente da Associação Nacional de Apoio aos Concursos e Exames – ACONEXA.

Entenda a LOA 2020

O Orçamento anual representa a previsão de gastos para cada área administrada pelo poder executivo do Brasil. Isso tem impacto direto na realização de concursos federais, tanto do executivo como do judiciário. Ela é orientada pela Lei de Diretrizes Orçamentárias, a LDO, aprovada pelo Congresso em outubro passado.
As vagas em concursos 2020

A LOA 2020 traz o maior número de provimentos de carreiras públicas no Poder Executivo: 43.568, incluindo civis e militares. Já no Judiciário estão previstos 3.288 provimentos, dos quais 1.871 para cargos existentes e 1.417 para criação.

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