BM lança estratégia para promover igualdade entre homens e mulheres
O anúncio ocorreu no quarto dia das reuniões anuais do BM e do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Washington
O Banco Mundial (BM) anunciou nesta quinta-feira (24) o lançamento de uma estratégia para promover a igualdade entre homens e mulheres no mundo, em particular no setor empresarial, com o objetivo de integrar mais mulheres à economia até 2030.
Antes do final da década, a instituição buscará garantir que mais 300 milhões de mulheres tenham acesso à telefonia celular e à internet, que 250 milhões a mais tenham acesso à proteção social e que o número de empresas criadas por mulheres aumente em 80 milhões.
O anúncio ocorreu no quarto dia das reuniões anuais do BM e do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Washington.
Leia também
• No G20 Brasil, Haddad defende maior cooperação econômica global para enfrentar desafios
• Conclusão de acordo com Mercosul elevaria PIB dos 2 blocos, diz dirigente da Comissão Europeia
• STF: Dino suspende norma que equipara aposentadoria de policiais homens e mulheres
As mulheres "realizam uma parte significativa do trabalho informal" no mundo, destacou o presidente do banco, Ajay Banga, durante um seminário sobre o tema. "Se conseguirmos transformar esse trabalho informal em trabalho de liderança e em trabalho ‘real’ (formal), de forma construtiva, poderemos abrir oportunidades significativas e um enorme potencial para o futuro."
O banco espera dar prioridade a investimentos que levem em consideração a igualdade de gênero.
Além disso, buscará cooperar com reguladores, entidades financeiras, incubadoras e fundos de investimentos privados para ampliar o acesso das mulheres ao financiamento para a criação de empresas.