BNDES

BNDES aprova financiamento de R$ 44,6 milhões à Cooperativa Agrária Agroindustrial

Órgão calcula que os investimentos permitirão que a cooperativa deixe de emitir 582 toneladas de CO2 por ano

BNDESBNDES - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou nesta quarta-feira, 18, ter aprovado um financiamento de R$ 44,6 milhões à Cooperativa Agrária Agroindustrial, para investimentos na unidade industrial de Guarapuava, no Paraná.

Os recursos, obtidos por meio do Fundo Clima, serão aportados na substituição da caldeira da indústria de óleo a lenha por uma a cavaco e resíduo agroindustrial, considerada "mais moderna e sustentável", e para a expansão da estocagem de resíduos de cereais.

"A unidade fornece matéria-prima para refinarias de óleo de soja, indústrias de margarinas, biodiesel, entre outros produtos que abastecem empresas do mercado interno e de exportação. A fábrica também produz farelo de soja para as indústrias de nutrição animal, tanto no Brasil quanto no exterior", justificou o banco de fomento, em nota distribuída à imprensa.

Segundo o BNDES, a atual caldeira já possui 30 anos de uso, não tendo sido projetada para consumir resíduos de cereais.

"A substituição por uma mais moderna reduzirá o custo de frete, além de reduzir o preço da tonelada de vapor com o consumo de recurso disponível na própria unidade. O objetivo é queimar todo resíduo cereal produzido em Guarapuava, o que corresponde a cerca de 5 mil toneladas por ano", apontou o banco.

"Também serão instalados silos para armazenamento de 500 toneladas de resíduos finos de cereais, além da implantação de sistema de recepção, moagem e armazenagem."

O BNDES calcula que os investimentos permitirão que a cooperativa deixe de emitir 582 toneladas de CO2 por ano, cumprindo assim um dos objetivos do Fundo Clima.

A Cooperativa Agrária Agroindustrial tem 728 cooperados e cerca de 1.900 colaboradores, que atuam no recebimento, industrialização e comercialização de produtos agropecuários, informou o banco de fomento.

 

Veja também

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app
trabalhadores

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU
Inteligência Artificial

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU

Newsletter