Petróleo

BNDES fará estudo para avaliar viabilidade de explorar petróleo na Foz do Amazonas, diz Mercadante

Presidente do banco de fomento evitou se posicionar favorável ou contrariamente à exploração dos recursos, mas defendeu realização dos estudos e uma avaliação rigorosa por parte do Ibama

Margem equatorial Margem equatorial  - Foto: Mapa Divulgação/Agência Petrobras

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, confirmou nesta sexta-feira que a instituição de fomento participará de estudos sobre a viabilidade econômica da exploração de petróleo e gás na chamada “margem equatorial”, área em alto-mar que vai do litoral do Amapá à costa do Rio Grande do Norte, incluindo a Foz do Rio Amazonas. A iniciativa foi antecipada pelo colunista Lauro Jardim, na quarta-feira, dia 31.

O presidente do banco evitou se posicionar favorável ou contrariamente à exploração dos recursos, mas defendeu a realização dos estudos e uma avaliação rigorosa por parte do Ibama e ressaltou que, no contexto da transição para uma economia de baixo carbono, o petróleo ainda fará parte da matriz energética “pelo menos nas próximas décadas”.

Segundo a nota de Lauro Jardim, técnicos do banco estão estudando o caso da Guiana, na mesma região e onde já existe produção de petróleo. Vão também trabalhar em projetos de desenvolvimento sustentável da região, que poderão ser executados com o dinheiro arrecadado com a exploração do petróleo amazônico.

Veja também

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app
trabalhadores

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU
Inteligência Artificial

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU

Newsletter