BNDES

BNDES financia primeiro data center Tier 3 de Pernambuco

Equipamento armazena servidores e dados de empresas de tecnologia da informação

Sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)Sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Pernambuco vai receber o primeiro data center Tier 3 do Estado, através de um financiamento feito pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. A Um Telecom Serviços de Tecnologia em Internet Ltda vai receber R$ 41 milhões para a implantação do equipamento.

Este será o primeiro data center de grande capacidade de Pernambuco, com a classificação Tier 3, um dos mais altos níveis dentre os equipamentos, que garante mais segurança e estabilidade no armazenamento dos dados, além  de alta disponibilidade em energia e climatização.

A estrutura será instalada no Recife, que será a terceira cidade do Nordeste a receber o equipamento, Fortaleza (CE) já possui três unidades em uso e João Pessoa (PB) uma.


No Brasil, existem aproximadamente 87 equipamentos com classificação Tier 3, 85% deles instalados na região Sudeste. Com o data center do Recife, a região passa a contar com cinco unidades, tornando menos desigual a distribuição dessa tecnologia no país.

Quando começar a operar, a estrutura terá amplo espaço no local para instalação de outras empresas que farão parte do ecossistema, o que permitirá a disponibilização de serviços digitais em diversos segmentos (computação em nuvem, 5G, cyber segurança, Internet das Coisas, entre outros).

Com o financiamento de R$ 41 milhões por meio do BNDES Funttel, a Um Telecom poderá investir em obras civis e instalações dos diversos tipos de sistemas (geradores, ar-condicionado, rede elétrica, etc.), além de adquirir móveis, utensílios, máquinas e equipamentos, como subestação, geradores, racks, nobreaks, iluminação, controle de acesso, etc.

Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, a infraestrutura digital é fundamental para o desenvolvimento do Nordeste. “Aliada ao uso de energias renováveis e exportação de serviços tecnológicos, pode ser uma forma de acelerar a sofisticação produtiva da região”, disse ele. “O BNDES está atento a essa oportunidade regional para a empresa nordestina Um Telecom, que irá operar parte com energia solar, e irá vender serviços para empresas de diversos segmentos, inclusive as grandes empresas de tecnologia mundiais”, completou.

Veja também

Dólar mantém baixa moderada ante real com reflexo de decisões do Fed e Copom
DÓLAR

Dólar mantém baixa moderada ante real com reflexo de decisões do Fed e Copom

Ibovespa perde fôlego com avanço dos juros futuros mesmo com disparada das bolsas de NY

Ibovespa perde fôlego com avanço dos juros futuros mesmo com disparada das bolsas de NY

Newsletter