BNDES lidera ranking de transparência do TCU pelo 2º ano seguido
Índice de transparência obtido pelo banco foi de 96,81%
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é a estatal federal mais transparente do país. É o que indica a última avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU). Os resultados, referentes ao ano de 2023, foram divulgados nesta sexta-feira (1º).
É o segundo ano consecutivo em que o BNDES lidera no ranking de transparência entre as estatais federais. Nas duas ocasiões, o índice de transparência obtido pelo banco foi de 96,81%.
Os novos resultados apontam que o índice médio das organizações federais é de 73,48%.
Leia também
• BNDES anuncia crédito extraordinário de mais R$ 5 bi para apoio emergencial ao RS
• BNDES ouve demandas de organizações que atendem comunidades do Recife e Região Metropolitana
• BNDES vai financiar projetos de saneamento e mobilidade
As avaliações se inserem no âmbito do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) e são conduzidas pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), entidade parceira do TCU na iniciativa.
A transparência é medida a partir da verificação da disponibilidade dos dados nos portais públicos das organizações analisadas.
Em nota divulgada pelo BNDES, o presidente do banco, Aloizio Mercadante, afirmou que a conquista é motivo de orgulho para todos os funcionários.
Ele também destacou o constante aprimoramento de processos liderado pelo corpo funcional.
"Nossa atuação se baseia em uma cultura de dados abertos, diálogo e cooperação, acessíveis para qualquer cidadão participar do processo democrático", acrescentou.