Logo Folha de Pernambuco

BNDES

BNDES lidera ranking de transparência do TCU pelo 2º ano seguido

Índice de transparência obtido pelo banco foi de 96,81%

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)  - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é a estatal federal mais transparente do país. É o que indica a última avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU). Os resultados, referentes ao ano de 2023, foram divulgados nesta sexta-feira (1º).

É o segundo ano consecutivo em que o BNDES lidera no ranking de transparência entre as estatais federais. Nas duas ocasiões, o índice de transparência obtido pelo banco foi de 96,81%.

Os novos resultados apontam que o índice médio das organizações federais é de 73,48%.

As avaliações se inserem no âmbito do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) e são conduzidas pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), entidade parceira do TCU na iniciativa.

A transparência é medida a partir da verificação da disponibilidade dos dados nos portais públicos das organizações analisadas.

Em nota divulgada pelo BNDES, o presidente do banco, Aloizio Mercadante, afirmou que a conquista é motivo de orgulho para todos os funcionários.

Ele também destacou o constante aprimoramento de processos liderado pelo corpo funcional.

"Nossa atuação se baseia em uma cultura de dados abertos, diálogo e cooperação, acessíveis para qualquer cidadão participar do processo democrático", acrescentou.

Veja também

Wall Street fecha em alta apesar de dados ruins sobre emprego nos EUA
Economia

Wall Street fecha em alta apesar de dados ruins sobre emprego nos EUA

Ferreira Costa abre 20 vagas na loja da Imbiribeira, Zona Sul do Recife
Concursos e Empregos

Ferreira Costa abre 20 vagas na loja da Imbiribeira, Zona Sul do Recife

Newsletter