Logo Folha de Pernambuco

queda

Bolsa abre em queda, após dados de produção industrial abaixo do esperado no dia anterior

Dólar sobe, mas permanece abaixo dos R$ 5,70, com expectativa pela divulgação do payroll nos EUA

IndústriaIndústria - Foto: Ministério da Infraestrutura

Bolsa brasileira abriu a sexta-feira (7) em queda, influenciada pela divulgação, no dia anterior, de dados que apontam para queda na produção industrial pelo sexto mês seguido. A situação fiscal do país também permanece no radar dos investidores.

O receio é que o governo ceda às pressões do funcionalismo federal por aumentos salariais sem que haja espaço no Orçamento, comprometendo ainda mais as contas públicas.

Por volta das 10h30, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de São Paulo, caía 0,11%, aos 101.454 pontos.

O dólar comercial, por sua vez, subia 0,22%, cotado a R$ 5,6914.

A produção industrial brasileira caiu 0,2% em novembro, na comparação com outubro, o que frustrou as expectativas do mercado, explica Paula Zogbi, analista de investimentos da Rico.
 

"Esperamos redução gradual dos gargalos nas cadeias de suprimentos globais ao longo de 2022, permitindo alguma recomposição de estoques, com destaque ao setor automotivo. Por outro lado, uma demanda doméstica menor, devido sobretudo à elevação dos juros, e uma expansão mais moderada da demanda externa deve impedir que a indústria brasileira cresça de forma robusta este ano — avalia.

Entre as ações, a Vale (VALE3) avançava 0,67%, por volta das 10h30.

Outras empresas do setor de siderurgia tinham queda, como a CSN (CSNA3), com baixa de 0,17%, e a Usiminas (USIM3), caindo 0,31%.

Carros: Venda de carros usados é a maior da história com falta de chips para a produção de novos

No mesmo horário, as ordinárias da Petrobras (PETR3) subiam 0,69%, enquanto as preferenciais (PETR4) avançavam 0,29%.

A Petro Rio (PRIO3) liderava as altas do dia, avançando 1,64%.

Entre as maiores baixas, Méliuz (CASH3), com queda de 2,30%, Lojas Americanas (LAME4), com -2,54%, e Americanas (AMER3), com 2,80%.

As bolsas americanas amanheceram em baixa, após o país registrar números de criação de empregos abaixo do esperado. Por volta das 10h45, o índice Dow Jones tinha queda de 0,47%, enquanto o S&P caía 0,10% e Nasdaq recuava 0,13%.

Na Europa, a Bolsa de Londres tinha alta de 0,14%. Em Frankfurt e Paris havia quedas de 0,49% e 0,33%.

Os índices de ações asiáticos fecharam em direções contrárias nesta sexta-feira. Em Tóquio, o Nikkei caiu 0,03%, enquanto em Hong Kong houve alta de 1,82%

Veja também

Newsletter