BRASIL

Bolsa Família terá bônus para mulheres lactantes e permissão para empréstimo em BPC

Relator da MP do Bolsa Família, deputado Francisco Costa (PT-PI), alinhou as mudanças com o governo

Bolsa FamíliaBolsa Família - Foto: Reprodução/ Twitter

O relatório da Medida Provisória do Bolsa Família vai garantir o pagamento de um bônus de R$ 50 para mulheres beneficiárias do programa que estejam em fase de amamentação do filho. O benefício será pago por até 6 meses.

A MP original do governo previa o pagamento de bônus apenas para gestantes e crianças entre 7 e 18 anos.

O novo texto também prevê a retomada do empréstimo consignado para beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), mas com um limite de até 30%. Para beneficiários do INSS, a margem para empréstimo consignado segue de 45%.

- O pedido das emendas era conceder [empréstimos para BPC] nesses mesmos termos [com limite de 45%], porém acatamos com a proposta de margem reduzida, visto que as família do BPC não recebem 13º salário - disse o Deputado Francisco Costa (PT-PI), relator do projeto na Casa.

O empréstimo havia sido vetado pelo governo para essa categoria de beneficiários. As mudanças na MP são apresentadas pelo deputado Francisco Costa (PT-PI) ao Congresso Nacional nesta terça-feira.
 

O relatório ainda vai permitir o comprometimento de até 5% do BPC para a amortização de despesas contraídas por cartão de crédito.

As alterações têm aval do governo e seguem sugestões de parlamentares colocadas em emendas. Foram apresentadas 257 emendas apresentadas e 43 foram acatadas.

Veja também

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app
trabalhadores

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU
Inteligência Artificial

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU

Newsletter