Logo Folha de Pernambuco

bolsa de valores

Bolsas da Europa caem com piora em NY; Paris e Frankfurt têm primeira baixa em 6 dias

Em Londres, o índice FTSE 100 caiu 1%, aos 8.273,32 pontos

Bolsas da Europa caem com piora em NYBolsas da Europa caem com piora em NY - Foto: Reprodução/Pexels

As bolsas europeias fecharam em baixa nesta terça-feira, 20, com Paris e Frankfurt marcando o primeiro recuo em seis sessões, influenciadas pela piora do desempenho das ações em Wall Street.

Os mercados seguem à espera da divulgação da ata do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), além do Simpósio de Jackson Hole, que podem trazer sinalizações sobre o corte da taxa de juros nos Estados Unidos e a intensidade do alívio.

Em Londres, o índice FTSE 100 caiu 1%, aos 8.273,32 pontos. O CAC 40, de Paris, recuou 0,22%, encerrando em 7.485,73 pontos. O índice DAX, referência em Frankfurt, terminou com baixa de 0,36%, a 18.354,74 pontos. As cotações são preliminares.

Os operadores esperam que o presidente do Fed, Jerome Powell, sinalize o tamanho do corte na taxa de juros nos EUA em setembro em seu discurso no simpósio de Jackson Hole na sexta-feira.

Já na zona do euro, a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) acelerou levemente em julho, a 2,6%, em um momento que o Banco Central Europeu (BCE) considera a possibilidade de voltar a cortar juros. Já o Riksbank, como é conhecido o BC sueco, reduziu seu juro básico em 25 pontos-base, a 3,5%.

Entre as ações individuais, as da Antofagasta reverteram queda inicial e fecharam em alta de 0,03% em Londres, após a mineradora anunciar queda no lucro nos seis meses do ano, ainda que o resultado tenha superado levemente as projeções dos analistas, já que os preços sustentados das commodities ofuscaram o recuo no volume vendido.

Outras empresas ligadas a commodities tiveram desempenhos divergentes em dia sem trajetória única para os preços das matérias-primas. A Glencore perdeu 1,2%. A Fresnillo e a Anglo American prolongaram ganhos, fechando em 0,37% e 0,40%, respectivamente.

Ainda em Londres, o BT Group despencou 6,39% depois que a provedora concorrente CityFibre informou que fechou um acordo para lançar o serviço de banda larga Sky em sua rede.

Em Milão, o FTSE MIB cedeu 0,57%, encerrando em 33.075,62 pontos O PSI 20, de Lisboa, teve baixa de 0,68% e fechou a 6.678,04 pontos. O Ibex 35, referencial de Madri, caiu 0,23%, para os 11 076,70 pontos. As cotações são preliminares.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter