Logo Folha de Pernambuco

bolsa de valores

Bolsas da Europa fecham em alta com desaceleração da inflação e Frankfurt marca recorde

O índice FTSE 100, de Londres, subiu 0,43%, a 8.379,64 pontos

Bolsas da Europa fecham em alta com desaceleração da inflaçãoBolsas da Europa fecham em alta com desaceleração da inflação - Foto: Canva/Reprodução

As bolsas da Europa fecharam em alta nesta quinta-feira, 29, com Frankfurt em novo recorde histórico de fechamento, após dados indicarem arrefecimento da inflação na região e consolidarem aposta por mais cortes de juros do Banco Central Europeu (BCE).

Os papéis de tecnologia na região subiram deixando de lado a influência da queda das ações da companhia americana Nvidia.

O índice DAX, de Frankfurt, terminou com variação positiva de 0,64%, a 18.902,70 pontos, patamar inédito de fechamento e após ter alcançado inédita pontuação de 18.936,04 pontos na máxima do dia.

O índice FTSE 100, de Londres, subiu 0,43%, a 8.379,64 pontos. O CAC 40 avançou 0,84%, encerrando em 7640,95 pontos. As cotações são preliminares.

Na Alemanha, a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) desacelerou e ficou abaixo do esperado.

Na Espanha, o índice de preços ao consumidor (CPI) desacelerou à taxa anual de 2,4% em agosto. Já o sentimento econômico da zona do euro teve inesperado avanço em agosto. O índice Ibex 35, de Madri, terminou em alta de 0,23%, 11.358,60 pontos.

O impulso vindo dos dados não foi ofuscado por comentários do dirigente do Banco Central Europeu (BCE), Robert Holzmann, que indicou preocupação com a possibilidade de que a estabilidade de preços na zona do euro tenha ficado mais distante no horizonte, segundo a Econostream.

As ações da ASML subiram 2,90% em Copenhague mesmo após a notícia de que governo holandês planeja limitar a capacidade da ASML Holding NV de consertar e manter seus equipamentos semicondutores na China.

Possíveis restrições devem ter impacto limitado, escreveu Andrew M. Gardiner, do Citi, em nota aos clientes. A fabricante alemã de chips Infineon subiu 0,89%.

Em Paris, as fabricantes de bebidas alcoólicas Remy Cointreau e Pernod Ricard avançavam 2,01% e 1,98%, respectivamente, ainda que tenham desacelerado das máximas, após a China informar que decidiu não impor tarifas adicionais à importação de conhaque europeu.

Nas demais praças da Europa, o FTSE MIB, de Milão, terminou com ganho de 0,92%, aos 34.192,06 pontos. O PSI 20, de Lisboa, caiu 0,07%, aos 6.713,77 pontos. As cotações são preliminares.

Veja também

Minha Casa Minha Vida beneficia cidades com até 50 mil pessoas
moradia

Minha Casa Minha Vida beneficia cidades com até 50 mil pessoas

Terminal de contêineres de R$ 1,6 bi em Pernambuco terá porte para competir com Porto de Santos
SUAPE

Terminal de contêineres de R$ 1,6 bi em Pernambuco terá porte para competir com Porto de Santos

Newsletter