ECONOMIA

Bolsas da Europa fecham em alta, com líquidez reduzida por feriados nos EUA e no Reino Unido

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,28%, a 522,02 pontos

Bolsa de valoresBolsa de valores - Foto: Nelson Almeida/AFP

As bolsas da Europa fecharam em alta nesta segunda-feira, 27, em sessão com liquidez reduzida marcada pelo fechamento dos mercados nos Estados Unidos e no Reino Unido, em razão de feriados. Os próximos dias deverão oferecer maiores sinalizações sobre a trajetória dos principais bancos centrais. Na semana que vem, a expectativa de corte de taxas pelo Banco Central Europeu (BCE) é quase unânime, no entanto, os próximos movimentos do banco são alvo de especulações.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,28%, a 522,02 pontos.

O viés ligeiramente positivo predominou na Europa nos negócios apesar de um indicador de confiança decepcionante da Alemanha. O índice Ifo de sentimento das empresas da Alemanha ficou inalterado em 89,3 pontos em maio, contrariando previsão de alta Em Frankfurt, o DAX avançou 0,37%, a 18.761,61 pontos.

O Danske Bank afirma que, durante o resto da semana, estará especialmente atento à confiança do consumidor, aos dados de inflação do PIB e do índice de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) dos EUA, ao desemprego e aos números da inflação da área do euro, bem como aos índices de gerentes de compra (PMI).

O banco afirma ainda que suas expectativas relativamente à trajetória da taxa diretora do BCE, na sequência de um início de ano econômico mais forte, aliado a uma inflação rígida. "Removemos a nossa expectativa de um corte em setembro, mas ainda esperamos um corte durante a reunião da próxima semana. O seguinte está projetado para ocorrer em dezembro", aponta.

 

Com um recuperação do barril, as petroleiras foram destaque entre as altas nesta sessão. Em Milão, a Saipem foi a maior alta do dia, avançando 3,48%, e ajudando o FTSE MIB a subir 0,79%, a 34.761,97 pontos.

Em Paris, a Total subiu 0,67%, dando forças para os ganhos de 0,46%, a 8.132,49 pontos, do CAC 40. Em Lisboa, a Galp avançou 0,98%, com alta de 0,55% do PSI 20, a 6.938,14 pontos. Em Madri, o Ibex 35 subiu 0,65%, a 11.319,50 pontos.

Veja também

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app
trabalhadores

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU
Inteligência Artificial

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU

Newsletter