bolsa de valores

Bolsas da Europa fecham em queda com baixo apetite por risco

O FTSE 100, de Londres, recuou 0,10%, aos 8.282,52 pontos

As bolsas da Europa fecharam em quedaAs bolsas da Europa fecharam em queda - Foto: Reprodução/Pexels

As bolsas da Europa recuaram nesta quinta-feira, 3, pressionadas pelo avanço do conflito no Oriente Médio e pela resiliência da economia americana, que pode restringir a magnitude do afrouxamento monetário do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) no curto prazo.

O FTSE 100, de Londres, recuou 0,10%, aos 8.282,52 pontos. O CAC 40, de Paris, cedeu 1,32%, encerrando em 7.477,78 pontos. O DAX, referência em Frankfurt, teve queda de 0,78%, a 19.015,41 pontos As cotações são preliminares.

O apetite por risco seguiu reduzido na sessão europeia desta quinta-feira, diante de uma economia americana mais resiliente do que o esperado e da escalada do conflito armado no Oriente Médio. Ainda que gigantes do setor de energia, como a Total (+1,45%), tenham se descolado por conta do salto do petróleo.

Localmente, o mercado discute se o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) e o Banco Central Europeu (BCE) podem acelerar seus ciclos de afrouxamento monetário, com ambos cortando 0,25 ponto porcentual em suas próximas reuniões, por conta de dados recentes com desaceleração da inflação e fracos de atividades. A discussão, no entanto, era insuficiente para reverter o humor de investidores por ora.

Entre as maiores baixas do dia, a Stellantis, grupo automotivo que reúne marcas como Fiat, Peugeot, Citroën e Chrysler, tombou 4% em Milão e Paris, após ter sua recomendação cortada pelo Barclays, de "acima da média do mercado" para "na média do mercado. Nesta semana, a empresa reduziu suas projeções de margem de lucro operacional e fluxo de caixa para 2024.

Em outras bolsas, o Ibex 35, de Madri, subiu 0,07%, para os 11 618,00 pontos. O FTSE MIB, de Milão, fechou em baixa de 1,50%, a 33.170,03 pontos. Já o PSI 20, de Lisboa, recuou 0,73%, aos 6 645,54 pontos. As cotações são preliminares.
 

Veja também

Lula se reúne com ministros para definir medidas sobre controle de "bets"
APOSTAS

Lula se reúne com ministros para definir medidas sobre controle de "bets"

Ceron: grau de investimento não é um grande desafio, é uma oportunidade para o País
TESOURO

Ceron: grau de investimento não é um grande desafio, é uma oportunidade para o País

Newsletter