bolsa de valores

Bolsas da Europa fecham no geral em alta, mas Londres destoa com queda após 5 pregões de ganhos

Em Londres, o FTSE 100 destoou com queda

Bolsas da Europa fecham no geral em altaBolsas da Europa fecham no geral em alta - Foto: Reprodução/Canva

As bolsas europeias fecharam, majoritariamente, em alta nesta sexta-feira, 16, acumulando ganhos na semana, com os investidores consolidando a percepção de que é exagerado o temor de uma recessão nos Estados Unidos, um receio que contribuiu para a forte liquidação global das ações no início do mês.

Ao mesmo tempo, a desaceleração da inflação americana ainda nutre expectativas de que os juros básicos no país começarão a ser reduzidos a partir de setembro.

Em Londres, o FTSE 100 destoou com queda, interrompendo uma sequência de cinco altas consecutivas depois que as vendas do varejo se recuperaram menos do que o esperado no Reino Unido. O índice cedeu 0,43%, aos 8.311,41 pontos.

Por lá, as ações de BP (-0,50%) e Fresnillo (-2,03%) ajudaram a puxa o índice para baixo, diante da desvalorização de commodities.

O CAC 40, de Paris, ganhou 0,35%, encerrando em 7.449,70 pontos. O índice DAX, referência em Frankfurt, encerrou com ganho de 0,80%, a 18.328,85 pontos. As cotações são preliminares. Os índices de Paris e Frankfurt prolongaram os ganhos para a quarta sessão seguida.

Na semana, o FTSE 100 acumulou alta de 1,76%; o CAC 40 subiu 2,48% e o DAX, 3,42%.

Em Frankfurt, as ações da Bayer deram um salto de 8,67% depois de uma sentença favorável para a empresa relacionada ao herbicida Roundup nos Estados Unidos.

A Bayer pode conseguir encerrar o litígio sobre o herbicida, pois agora tem outra chance de levar seu caso à Suprema Corte, escreveram analistas do Barclays em nota. "Embora ainda haja um longo caminho a percorrer, a reação do preço das ações da Bayer faz sentido", pontuaram.

A ação da empresa de biotecnologia dinamarquesa Bavarian Nordic, que tem a única vacina para Mpox aprovada nos EUA e na Europa, subiu 17,83% em Copenhague.

Nesta sexta, a agência de saúde da União Europeia (UE) alertou que novos casos de uma perigosa variante da doença são esperados na região, um dia após um diagnóstico confirmado na Suécia, o primeiro fora da África.

Em Milão, os investidores voltaram às compras com força após o feriado nacional na Itália na quinta-feira. O índice referencial FTSE MIB, de Milão, avançou 2,20%, encerrando em 33.040,81 pontos.

Nos demais mercados da região, o PSI 20, de Lisboa, teve alta de 0,44% e fechou a 6.655,90 pontos. O Ibex 35, referencial de Madri, ganhou 0,57%, encerrando em 10.947,40 pontos. As cotações são preliminares.

Veja também

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês
Dólar

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee
Falha no sistema

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Newsletter