Bolsas da Europa fecham sem direção única em dia de liquidez limitada por feriado em Londres
Quadro geopolítico inseriu outro vetor de cautela aos negócios após um final de semana marcado por ataques mútuos entre Israel e o Hezbollah
As bolsas da Europa fecharam com desempenhos distintos nesta segunda-feira, 26, após dado de sentimento empresarial na Alemanha e tensões no Oriente Médio dosarem o otimismo com as perspectivas de cortes de juros nos Estados Unidos. Paris subiu, Frankfurt encerrou o pregão estável e Milão cedeu.
O mercado de Londres não funcionou em razão de um feriado.
Em Paris, o CAC 40 ganhou 0,18%, encerrando em 7.590,37 pontos.
Leia também
• Sudene libera R$ 64,5 milhões para projeto de energia solar no Sertão de Pernambuco
• Mercado financeiro projeta PIB de 2,43% em 2024
• Pé-de-Meia: pagamento a novos beneficiários começa nesta segunda-feira (26)
O índice DAX, referência em Frankfurt, terminou com variação negativa de 0,06%, a 18.621,76 pontos. As cotações são preliminares.
O índice Ifo de sentimento das empresas alemãs caiu em agosto, ainda que menos do que o esperado. Mesmo assim, o indicador é mais um sinal de que a maior economia europeia enfrenta um quadro de "estagnação sem fim", na visão do ING. "Ainda não há recuperação à vista", alerta o banco, em relatório.
O quadro geopolítico inseriu outro vetor de cautela aos negócios após um final de semana marcado por ataques mútuos entre Israel e o Hezbollah.
Na Ucrânia, a Rússia lançou uma ofensiva contra a infraestrutura de energia nesta segunda.
O cenário trouxe correção do rali da última sexta-feira, quando o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, sinalizou que "chegou a hora" de cortar juros.
Em Paris, as ações da TotalEnergies se destacaram ao subirem 1,22% em dia de avanço de mais de 2% dos futuros de petróleo.
As ações da Volkswagen caíram 0,19% a 96,82 euros em Frankfurt.
O RBC Capital manteve a recomendação performance acima de pares para os papéis da montadora, mas reduziu o preço alvo de 137 euros a 131 euros.
A Volkswagen caminha para um bom segundo semestre do ano graças ao mix mais favorável de vendas impulsionado por novos lançamentos e maior disponibilidade de modelos Adi, mas a Porsche deve pesar nos resultados, segundo o RBC.
Nos demais mercados europeus, o Ibex 35, de Madri, caiu 0,02%, aos 11.274,70 pontos.
As ações da Merlin Properties avançaram 1,81% em dia de ganhos em outras empresas ligadas a infraestrutura e ao setor imobiliário.
O FTSE MIB, de Milão, terminou com baixa de 0,13%, aos 33.604,80 pontos.
O PSI 20, de Lisboa, terminou com ganho de 0,26%, aos 6 715,81 pontos. As cotações são preliminares.