Logo Folha de Pernambuco

Importações

Bolsonaro anuncia nova desoneração tributária para videogames, desta vez com o Imposto de Importação

O Ministério da Economia não informou o impacto da medida

Nas importações de partes e acessórios de consoles, além de máquinas de videogame, a alíquota, atualmente de 16%, cairá para 12%Nas importações de partes e acessórios de consoles, além de máquinas de videogame, a alíquota, atualmente de 16%, cairá para 12% - Foto: Pixabay

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira, em uma rede social, a redução do Imposto de Importação de videogames, consoles e seus acessórios. As novas tarifas passarão a valer a partir do próximo dia 1º de julho.

Nas importações de partes e acessórios de consoles, além de máquinas de videogame, a alíquota, atualmente de 16%, cairá para 12%. Já para videogames com telas incorporadas (portáteis ou não) e suas partes, o imposto será zerado.

O Ministério da Economia não informou o impacto da medida.

Em agosto de 2021, o governo reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) desses produtos. A queda foi de 30% para 20%. Esta é a quarta vez que Bolsonaro anuncia algum tipo de desoneração para videogames e produtos relacionados.

Segundo Bolsonaro, desde 2019, o governo vem reduzindo ou zerando impostos de produtos. Ele citou como exemplos remédios e insumos para combate à aids, ao câncer e à Covid-19, alimentos que compõem a cesta básica, combustíveis e bens de consumo.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter